Durante a Audiência Geral, em 26 de junho, no Vaticano, o Papa Francisco concedeu a bênção apostólica ao Padre Don Bosco Onyalla, editor da ACI África, a nova agência de notícias do Grupo ACI e EWTN para este continente, que será inaugurada no próximo mês de agosto.

A Associação para a Informação Católica na África (ACI África) estará localizada em Nairóbi, capital do Quênia.

Como de costume, depois da Audiência Geral, o Santo Padre cumprimentou algumas pessoas, entre as quais Pe. Don Bosco. Este último foi apresentado ao Pontífice por Úrsula Murua, diretora de estratégia digital e redes sociais de EWTN News, a qual explicou o trabalho que o sacerdote africano realizará e que o novo serviço de notícias é uma "agência irmã da ACI Prensa".

O Papa Francisco, visivelmente feliz, abençoou o sacerdote fazendo o sinal da cruz em sua testa.

Pe. Don Bosco Onyalla, sacerdote da diocese de Rumbek (Sudão do Sul), é jornalista e, anteriormente, supervisionou a Agência Católica de Notícias para África (CANAA), um projeto da Conferência dos Bispos Africanos, desde maio de 2013. Além de inglês e francês, fala swahili e os dois idiomas locais, luhya e dinka.

Em entrevista ao programa EWTN News Nightly, Pe. Dom Bosco indicou que se sente "privilegiado por receber a Bênção Apostólica do Santo Padre com o sinal da cruz".

"Eu também segurei suas mãos por cerca de 15 segundos. Esta é uma grande bênção para o ministério que me foi confiado, de dirigir a ACI África", acrescentou.

No mesmo dia, quarta-feira, 26 de junho, Pe. Don Bosco foi recebido no Vaticano pelo Cardeal Robert Sarah, Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, que o incentivou a dar voz aos católicos África.

"O encontro com o Cardeal Sarah trouxe um aspecto específico para a ACI África. Enfatizou a necessidade de fornecer histórias autênticas e realistas sobre a África. Histórias que sejam positivas e forneçam esperança. Ele estava preocupado porque, anteriormente, as histórias sobre a África foram negativas e inclusive falsas", assinalou o sacerdote à EWTN News Nightly.

ACI África fará parte do Grupo ACI, que se fundiu a EWTN em 2014.

O Grupo ACI inclui ACI Digital, em português, com sede no Rio de Janeiro (Brasil); ACI Prensa, em espanhol, com sede em Lima (Peru); ACI Stampa, em italiano, com sede em Roma (Itália); Catholic News Agency, em inglês, com sede em Dever (Estados Unidos); e CNA Deutsch, em alemão.

EWTN transmite em cerca de trinta idiomas e está presente em cerca de 150 países em todo o mundo. Atualmente, chega a mais de 310 milhões de lares diariamente.

EWTN também é proprietária de Rádio Católica Mundial (WEWN), a maior estação de rádio em onda curta privada do mundo, com sede no Alabama (Estados Unidos). Além disso, desde 2016, EWTN está afiliada a mais de 350 emissora de rádio nos Estados Unidos e mais de 500 em todo o mundo.

Em 2011, EWTN adquiriu National Catholic Register, o jornal católico mais antigo dos Estados Unidos.

Mais em

Confira também: