O Papa Francisco assegurou que a família como imagem de Deus é apenas uma e é formada sobre a união de um homem e uma mulher que se amam, embora não sejam crentes.

Foi o que o Santo Padre indicou no sábado, 16 de junho, na audiência que teve com uma delegação do Fórum das Associações Familiares, por ocasião de seus 25 anos de fundação.

Em um discurso improvisado, o Pontífice explicou que “nos dias de hoje, faz mal dizer, fala-se de famílias ‘diversificadas’: vários tipos de famílias. É verdade, a palavra ‘família’ é uma palavra analógica, porque fala-se da ‘família’ das estrelas, das ‘famílias’ das árvores, das ‘famílias’ dos animais… é uma palavra analógica. Mas a família humana à imagem de Deus, homem e mulher, é uma só. É uma só”.

Francisco ressaltou que “pode ser que um homem e uma mulher não acreditem: mas se eles se amam e se casam, são à imagem e semelhança de Deus, mesmo não crendo. É um mistério: São Paulo chama ‘grande mistério’, ‘grande sacramento’, um mistério verdadeiro”.

“A família é uma aventura, uma bela aventura! E hoje, com dor, digo, vemos que muitas vezes se pensa em formar uma família e casar como se fosse uma loteria: ‘Vamos, se der certo, deu. Se não der certo, anulamos tudo e começamos tudo de novo’”, disse também o Papa.

“Esta superficialidade com relação ao maior dom que Deus deu à humanidade: a família. Porque, depois da criação do homem, Deus mostra que criou o homem e a mulher a sua imagem e semelhança”, continuou.

O mesmo Senhor, ressaltou o Pontífice, “quando fala do matrimônio, diz: ‘O homem deixará seu pai e sua mãe e com sua esposa se tornará uma só carne’. Porque são imagem e semelhança de Deus”.

“Vocês são um ícone de Deus: a família é um ícone de Deus. O homem e a mulher: precisamente a imagem de Deus. Ele disse, não sou eu que digo. E isso é grande, é sagrado”, sublinhou o Papa Francisco.

Confira também: