Pelo menos 7 pessoas morreram na Croácia em consequência de um terremoto registrado no interior do país nesta terça-feira, 29 de dezembro.

Ao finalizar a Audiência Geral desta quarta-feira, 30 de dezembro, no Palácio Apostólico do Vaticano, o Papa Francisco expressou sua proximidade aos feridos e rezou por aqueles que perderam suas vidas e suas famílias.

O Santo Padre manifestou seu apoio às autoridades do país para que, com a ajuda da comunidade internacional, possam socorrer a população croata afetada.

“Ontem, um terremoto provocou vítimas e graves danos na Croácia. Expresso minha proximidade aos feridos e a quem foi atingido pelo sismo e rezo em particular por aqueles que perderam a vida e por seus familiares. Faço votos que as autoridades do país, ajudadas pela comunidade internacional, possam logo aliviar os sofrimentos da querida população croata”, foram as palavras do Bispo de Roma.

O terremoto de magnitude de 6,4 na escala Richter foi registrado a 3 quilômetros da cidade croata de Petrinja, às 12h19, horário local.

O fenômeno geológico foi precedido por outros dois terremotos registrados no dia anterior, de menor magnitude, e depois, ocorreram outros 3, um na própria terça-feira, 29 de dezembro, e outros dois nesta quarta-feira, 30 de dezembro.

Seus efeitos também foram observados em outros países da região dos Bálcãs, como a Bósnia e Herzegovina, Sérvia ou Montenegro, bem como em outros países próximos, como Áustria, Hungria, Romênia, Alemanha ou Itália.

Nestes momentos, os trabalhos para retirar os escombros e de resgate continuam. Há numerosos feridos e pelo menos 6 pessoas foram retiradas com vida das ruínas dos edifícios que desmoronaram.

Além disso, muitas infraestruturas (vias de comunicação, escolas, hospitais, edifícios públicos, etc.) ficaram danificados ou destruídos. Além disso, várias igrejas registraram danos.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: