O Papa Francisco explicou como rezar com as Sagradas Escrituras e descreveu as três etapas do método da “lectio divina”.

Ao dirigir a sua catequese sobre a oração que pode ser feita com a Bíblia, pronunciada em 27 de janeiro, o Papa destacou que a Palavra de Deus não pode ser lida como um romance, nem recitada como fazem os papagaios, mas as Sagradas Escrituras se dirigem ao “coração”.

“As palavras da Sagrada Escritura não foram escritas para permanecer presas nos papiros, nos pergaminhos ou no papel, mas para serem recebidas por uma pessoa que reza, fazendo-as brotar no próprio coração”, afirmou o Papa.

Nesta linha, o Santo Padre recordou que na tradição cristã, rica em experiências e reflexões sobre a oração com a Sagrada Escritura, “em particular, afirmou-se o método da ‘lectio divina’, nascido num ambiente monástico mas agora praticado também por cristãos que frequentam as paróquias”.

Passos da lectio divina

Em primeiro lugar, o Papa assinalou que “trata-se antes de mais de ler a passagem bíblica com atenção, mais ainda, eu diria com ‘obediência’ ao texto, a fim de compreender o que ele significa em si mesmo”.

Em seguida, o Pontífice ressaltou que é necessário “entrar em diálogo com a Escritura, para que aquelas palavras se tornem um motivo de meditação e oração”. Em outras palavras, "permanecendo sempre fiel ao texto, começo a perguntar-me o que ele ‘diz a mim’".

Nesse sentido, o Santo Padre advertiu que se trata de “um passo delicado: não devemos resvalar para interpretações subjetivas, mas inserir-nos no sulco vivo da Tradição, que une cada um de nós à Sagrada Escritura”.

Depois, o Papa Francisco disse que “o último passo da lectio divina é a contemplação” e explicou que “aqui as palavras e os pensamentos dão lugar ao amor, como entre os noivos que por vezes se olham em silêncio”.

“O texto bíblico permanece, mas como um espelho, como um ícone a ser contemplado. E assim tem-se o diálogo”, indicou o Papa.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: