Antes de deixar as terras tailandesas, o Papa Francisco entregou dois presentes à Nunciatura no país, como recordação de sua visita de quatro dias.

O primeiro é uma medalha comemorativa desenhada pela artista Daniela Longo, cujo lado esquerdo aparece Nossa Senhora da Assunção, padroeira da Tailândia, e no lado direito está a Virgem com o Menino Jesus nos braços, venerada no Japão com o título de Virgo de Inventione Christianorum.

Ao centro de ambas há uma cruz e, sobre esta, uma folha de palmeira, símbolo do martírio. Na borda da medalha, há 33 sementes, cada uma com a inicial do nome dos 26 mártires japoneses e 7 tailandeses.

Além disso, aparece inscrito o motivo da viagem, que é a visita à Tailândia e ao Japão e o ano de 2019, escrito em algarismos romanos.

O segundo presente é um mosaico do brasão do Papa Francisco, elaborado com o sistema tradicional de “corte manual e configuração de cada mosaico de cor individual”, indicou a Santa Sé.

Entre os símbolos do brasão do Papa Francisco, aparece na parte superior o símbolo da Companhia de Jesus e na parte inferior seu lema Miserando atque eligendo, tomado das homilias de São Beda o Venerável que, ao comentar o episódio evangélico da vocação de São Mateus, escreveu: Vidit ergo Iesus publicanum et quia miserando atque elige vidit, ait illi Sequere me, que quer dizer: “Viu Jesus um publicado e, como o olhou com sentimento de amor e o escolheu, disse-lhe: Segue-me”.

Francisco esteve na Tailândia de 20 a 23 de novembro e chegou ao Japão às 17h40 (hora local) deste sábado, onde permanecerá até terça-feira, 26 de novembro.

Confira também: