Depois do encontro que teve no Palácio do Sínodo de Sófia com o Patriarca da Igreja Ortodoxa da Bulgária, Neófito, neste domingo, 5 de maio, o Papa Francisco seguiu para a Catedral Patriarcal de Santo Alexandre Nevsky para rezar aos santos Cirilo e Metódio, no contexto de sua viagem apostólica à Bulgária.

O Pontífice se deteve durante vários minutos em oração diante dos ícones da catedral e, posteriormente, aproximou-se do trono dos santos Cirilo e Metódio, patronos da Europa e evangelizadores do mundo eslavo.

Antes, no discurso que pronunciou diante do líder da Igreja Ortodoxa Búlgara, o Santo Padre assinalou que “Cirilo e Metódio, bizantinos de cultura, tiveram a audácia de traduzir a Bíblia para uma língua acessível aos povos eslavos, de modo que a Palavra divina antecedesse as palavras humanas. O seu corajoso apostolado continua a ser para todos um modelo de evangelização. No anúncio, um campo que nos interpela é o das novas gerações”.

Além disso, no discurso que pronunciou diante das autoridades búlgaras, disse que os santos Cirilo e Metódio “evangelizaram os povos eslavos e estiveram na origem do desenvolvimento da sua língua e cultura e sobretudo de abundantes e duradouros frutos de testemunho cristão e de santidade”.

“Benditos sejam os Santos Cirilo e Metódio, padroeiros da Europa, que nos servem de exemplo com as suas orações, engenho e concorde trabalho apostólico, e continuam a ser, passado mais de um milênio, inspiradores de um diálogo fecundo, de harmonia, de encontro fraterno entre as Igrejas, os Estados e os povos! Que o seu fúlgido exemplo desperte muitos imitadores também nos nossos dias e faça surgir novos percursos de paz e harmonia”.

Patronos da Europa

São Cirilo e São Metódio foram dois irmãos e religiosos que são considerados os grandes evangelizadores e apóstolos do mundo de língua eslava.

Naturais da Grécia, exerceram sua missão evangelizadora no antigo estado medieval da Grande Morávia, na Europa Oriental, no século IX.

Entre os grandes marcos de seu trabalho evangelizador está a tradução dos Evangelhos para a língua eslava, para o qual desenvolveram um novo alfabeto conhecido como cirílico e no qual são escritas atualmente quase todas as línguas eslavas.

São João Paulo II os proclamou patronos da Europa em 31 de dezembro de 1980.

Confira também: