O Papa Francisco e o Príncipe Herdeiro de Abu Dhabi, Xeique Mohamed bin Zayed Al Nahyan, assinaram uma declaração conjunta sobre saúde mundial por ocasião do Reaching the Last Mile Forum, que está sendo realizado na capital dos Emirados Árabes Unidos, nos quais os dois líderes reiteram sua "recíproca cooperação pela melhoria da saúde e do bem-estar das comunidades necessitadas".

Trata-se de uma cooperação que nasce da convicção de que toda pessoa, independentemente de seu ambiente, têm o direito de viver uma vida digna e saudável.

A declaração afirma que "o contexto em que muitas patologias se manifestam é a pobreza e a vulnerabilidade social dos membros mais marginalizados da sociedade".

Portanto, “solicitamos que sejam redobrados os esforços – incluindo a ação política abrangente e a cooperação voluntária entre a sociedade civil e os Estados, que são responsáveis ​​pela saúde de seus cidadãos – para promover programas de saúde, sociais e educativos e desenvolver redes médicas adequadas para prevenção, diagnóstico e tratamento, para que ninguém seja deixado para trás”.

"Também fazemos um apelo à comunidade internacional para que colabore a fim de alcançar as populações mais vulneráveis ​​e concentre a atenção nas doenças que afetam as pessoas mais pobres".

Em concreto, solicita-se colocar um interesse especial na luta “para acabar com as Doenças Tropicais Negligenciadas (DTNs), que afetam mais de 1,5 bilhão de pessoas na população mundial. Apesar dos programas lançados em nível internacional e da melhoria do acesso aos tratamentos, as DTN continuam sendo uma prioridade secundária na agenda mundial”.

“Diante das doenças que hoje podem ser controladas, prevenidas e eliminadas, é necessário um maior esforço por parte de todos para coordenar os recursos disponíveis, a fim de alcançar soluções adequadas. Isso também exigirá uma abordagem interdisciplinar, sócio médica e ambiental”.

Insiste-se em que “garantir o direito ao tratamento de todas as pessoas é fundamental. Portanto, apoiamos totalmente o Fundo Reaching the Last Mile e seu trabalho no tratamento e monitoramento de DTNs e, no futuro, continuaremos a colaborar em outras iniciativas globais de saúde”.

Por fim, “confiamos na solidariedade de todas as pessoas que entendem os sofrimentos daqueles em situações de grande necessidade nas zonas mais carentes e desfavorecidas do mundo, para que esse flagelo desnecessário que aflige a humanidade possa ser erradicado de uma vez por todas”.

Confira também: