A Santa Sé anunciou que no dia 14 de outubro, durante o Sínodo dos Jovens, será canonizado junto com Dom Óscar Romero e Paulo VI, o jovem italiano Nunzio Sulprizio, exemplo de santificação na doença e no trabalho.

Vatican News informou que o Papa Francisco tomou essa decisão durante o consistório realizado na manhã de hoje. Em 14 de outubro, também serão canonizados Pe. Francesco Spinelli, Fundador do Instituto das Irmãs Adoradoras do Santíssimo Sacramento,o Pe. Vincenzo Romano, Maria Catarina Kasper e Nazaria Ignazia de Santa Teresa de Jesus, que será a primeira santa boliviana.

Nunzio Sulprizio nasceu em Pescosansonesco (Itália), em 13 de abril de 1817. Durante sua infância, sofreu as consequências da pobreza, da doença e do maltrato, especialmente do seu tio materno que – desde que faleceram os seus pais – o obrigou a trabalhar como ferreiro com condições desumanas, o que teria causado um tumor ósseo que provocou a sua morte em 5 de maio de 1836, aos 19 anos.

O milagre que permitirá a canonização de Nunzio Sulprizio é a cura de um jovem de Taranto (Itália), que ficou gravemente ferido em um acidente de moto e que o deixou primeiramente em coma e depois em estado vegetativo.

Os pais, que sempre falavam para que o jovem carregasse uma imagem do Beato Nunzio, pediram uma relíquia à paróquia de São Domenico Soriano, em Nápoles, a qual conserva os restos do futuro santo.

A relíquia foi colocada na sala de reanimação para pedir a intercessão do beato. O pai molhou a testa do seu filho com a água da fonte de Riparossa, povoado de Abruzzo, onde Nunzio Sulprizio lavou a perna afetada pelo câncer.

Nos dias seguintes, os médicos informaram aos pais que o seu filho não precisava ser submetido à reanimação. Foi levado ao centro de despertar Santa Ana de Crotone. Depois de quatro meses, o jovem saiu do estado vegetativo, teve uma rápida recuperação e não apresentou nenhuma sequela.

Confira também: