O Papa Francisco aprovou a eleição como novo decano do Colégio Cardinalício do Cardeal italiano Giovanni Battista Re e como novo vice-decano do Cardeal argentino Leonardo Sandri, segundo informou em 25 de janeiro a Sala de Imprensa da Santa Sé.

A eleição foi realizada pelos Cardeais da Ordem dos Bispos e aprovada pelo Pontífice.

Em 21 de dezembro de 2019, o Papa Francisco anunciou diante dos cardeais e superiores da Cúria Romana reunidos para o tradicional encontro de felicitações natalinas que aceitava a renúncia do Cardeal Angelo Sodano, que desempenhou o cargo de Decano desde 30 de abril de 2005 e ao qual outorgou o título de Decano emérito do mesmo Colégio Cardinalício.

Nesse mesmo dia, o Santo Padre publicou uma Carta apostólica em forma de “Motu Proprio” sobre o cargo de Decano do Colégio Cardinalício, na qual indicou que tal cargo será desempenhado por um período de cinco anos, “se for necessário renovável”.

“Pareceu-me oportuno que, doravante, o Cardeal Decano, que continuará a ser eleito entre os membros da Ordem dos Bispos, segundo as modalidades estabelecidas pelo cân. 352 § 2 do Código de Direito Canónico, permaneça no cargo por um período de cinco anos, se for necessário renovável, e no final do seu serviço, possa receber o título de Decano Emérito do Colégio Cardinalício”, escreveu o Papa.

Deste modo, o Cardeal Giovanni Battista Re substitui o Cardeal Angelo Sodano como Decano do Colégio Cardinalício e assumirá, junto ao título da Igreja Suburbicária de Sabina-Poggio Mirteto, juntamente da Igreja Suburbicária de Ostia, própria do Decano.

Breves dados biográficos do Cardeal Re

Giovanni Battista Re nasceu em 30 de janeiro de 1934, em Borno, diocese de Brescia, Itália. Cursou o Seminário de Brescia, obteve doutorado em Direito Canônico na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, e estudou na Pontifícia Academia Eclesiástica.

Foi ordenado sacerdote em 3 de março de 1957, em Brescia; ordenado bispo em 7 de novembro de 1987, na Basílica de São Pedro, pelo Papa João Paulo II; e criado cardeal em 21 de fevereiro de 2001.

Entre os cargos que desempenhou, foi substituto da Secretaria de Estado, prefeito da Congregação para os Bispos e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina.

Na Cúria Romana, é membro da Secretaria de Estado, da Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé e da Pontifícia Comissão para o Estado do Vaticano.

Breves dados biográficos do Cardeal Sandri

Leonardo Sandri nasceu em 18 de novembro de 1943, em Buenos Aires, Argentina, em uma família de origem italiana.

Cursou o Seminário Metropolitano de Buenos Aires, obteve doutorado em Direito Canônico na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, e estudou na Pontifícia Academia Eclesiástica.

Foi ordenado sacerdote em 2 de dezembro de 1967; ordenado bispo em 11 de outubro de 1997, na patriarcal basílica Vaticana da Cidade do Vaticano; e criado cardeal em 24 de novembro de 2007.

Entre os cargos que desempenhou, foi núncio apostólico na Venezuela e no México e substituto da Secretaria de Estado para Assuntos Gerais.

Além disso, anunciou ao mundo a morte do Papa João Paulo I em 2 de abril de 2005, na Praça de São Pedro, e foi nomeado prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais em 9 de junho de 2007, cargo que desempenha até hoje.

Na Cúria, é membro do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.

Confira também:

Mais em