Na conclusão da oração do Ângelus ontem (19) no Vaticano, o papa Francisco incentivou a realização do Encontro Mundial das Famílias Roma 2022, que acontecerá de 22 a 26 de junho na Cidade Eterna.

“Na próxima quarta-feira, 22 de junho, começará o X Encontro Mundial das Famílias, que acontecerá em Roma e ao mesmo tempo em todo o mundo”, disse o papa.

“Agradeço aos bispos, párocos e agentes de pastoral familiar que convocaram as famílias para momentos de reflexão, celebração e festa”, continuou o papa Francisco.

“Agradeço, sobretudo, aos esposos e às famílias que darão testemunho do amor familiar como vocação e caminho de santidade. Bom encontro”, disse.

O X Encontro Mundial das Famílias acontecerá de 22 a 26 de junho de 2022 com o tema: “Amor em família: vocação e caminho de santidade”.

O cardeal Kevin Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, disse em outubro de 2021 que este encontro encerra o Ano da Família Amoris Laetitia, convocado pelo papa Francisco por ocasião do quinto aniversário da publicação da exortação apostólica.

A subsecretária do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, Gabriella Gambino, disse em outubro de 2021 que o congresso pastoral em Roma contará com a participação de cerca de 2 mil delegados (incluindo muitas famílias) que se reunirão na Sala Paulo VI.

O congresso acontecerá nas manhãs de quinta-feira (23), sexta-feira (24) e sábado (25).

Na quarta-feira (22) à tarde, acontecerá o festival com os depoimentos das famílias, que contará com a presença do papa Francisco.

Francisco celebrará uma missa na Praça de São Pedro na tarde de sábado(25). As famílias da diocese de Roma também serão convidadas para esta Eucaristia.

O evento terminará com a recitação do Ângelus com o papa Francisco na Praça de São Pedro, no Vaticano, no domingo (26).

O grito de dor de Mianmar

O papa também se referiu à grave situação que afeta o país asiático de Mianmar e pediu ajuda para esta população.

“Uno-me ao apelo dos bispos daquela amada terra, para que a comunidade internacional não se esqueça da população birmanesa, para que a dignidade humana e o direito à vida sejam respeitados, assim como os lugares de culto, os hospitais e as escolas”, disse o papa Francisco, que também deu sua bênção aos birmaneses que vivem na Itália.

Na última semana, os bispos de Mianmar publicaram um comunicado após sua assembleia plenária na qual manifestaram preocupação com a situação de milhares de pessoas devido à crise política e ao conflito atual.

“A dignidade humana e o direito à vida nunca podem ser violados”, enfatizaram os bispos birmaneses.

Confira também: