O papa Francisco agradeceu a coragem das famílias que “deixam uma vida tranquila” para se abrirem “à imprevisível e bela aventura da maternidade e da paternidade”.

O papa refletiu hoje (22), Domingo da Palavra Deus, antes da oração do Ângelus, na Praça de São Pedro, sobre a passagem do Evangelho dominical de são Mateus, em que Jesus chama os primeiros discípulos a deixar tudo para segui-lo. Francisco disse que permanecer com Cristo "exige a coragem de deixar" tudo o que impede uma vida plena e que eles são "como âncoras que nos prendem à margem e nos impedem de zarpar”.

“É preciso deixar também aquilo que nos impede de viver em plenitude, por exemplo deixar os medos, deixar os cálculos egoístas, deixar as garantias para permanecer seguros, sem expectativas. E é preciso também renunciar ao tempo que se perde com tantas coisas inúteis”, disse.

Francisco citou como exemplo “uma jovem família, que deixa a vida tranquila para se abrir à imprevisível e bela aventura da maternidade e da paternidade”.

“Deixa-se algo para viver esta bela aventura. É um sacrifício, mas basta um olhar para as crianças para entender que foi correto deixar certos ritmos de comodidade, certos confortos, para ter esta alegria. Um passo a mais”, afirmou.

O papa também disse que “cedo ou tarde, chega o momento em que é preciso deixar para segui-lo” e acrescentou que é “um momento decisivo para cada cristão, porque aqui está em jogo o sentido de todo o resto”.

Por isso, o papa convidou a se questionar: “Diante do encontro com Jesus, o que eu faço? Deixo o meu egoísmo, por exemplo, para segui-lo, ou fico em mim mesmo?”, porque “se não se tem coragem de colocar-se a caminho, corre-se o risco de ficar espectadores da própria existência e de viver a fé pela metade".

“Como é belo deixar tudo isto para viver, por exemplo, o risco cansativo mas compensador do serviço, ou para dedicar tempo à oração, para crescer na amizade com o Senhor”, disse.

O papa Francisco disse que, “para realizar a vida, é preciso aceitar o desafio de deixar. É a isso que Jesus convida cada um de nós”.

“Que Maria nos ajude a dizer, como ela, um sim pleno a Deus, a saber deixar algo para segui-lo melhor. Não tenham medo de "deixar" se for para seguir a Jesus, sempre estaremos melhores ainda.”, concluiu o papa Francisco.

Confira também: