Na Missa celebrada na casa Santa Marta, em 7 de maio, o Papa Francisco abençoou os artistas porque ajudam a entender "o que é a beleza, e sem o belo não se pode compreender o Evangelho".

No início da Eucaristia desta quinta-feira, o Santo Padre comentou que recebeu "uma carta de um grupo de artistas" recentemente que "agradeciam pela oração que fizemos por eles".

O Pontífice se referia à intenção de oração da Missa que realizou em 27 de abril, na qual pediu orações pelos artistas "que têm esta capacidade de criatividade muito grande e pelo caminho da beleza nos indicam o caminho a seguir" e, naquele momento, rezou para que o Senhor dê "a todos a graça da criatividade neste momento".

Por esse motivo, o Santo Padre fez um pedido especial, em 7 de maio, para que "rezemos novamente pelos artistas" e os abençoou particularmente.

"Gostaria de pedir ao Senhor que os abençoe porque os artistas nos fazem compreender o que é a beleza, e sem o belo não se pode compreender o Evangelho", disse.

Em seguida, em sua homilia, o Pontífice lembrou o Concílio Vaticano I e o Concílio Vaticano II para destacar a importância de recordar ser "povo" e, assim, evitar cair em dogmatismos, em moralismos ou em elites que podem descartar as pessoas.

Nesse sentido, o Santo Padre advertiu que "o cristianismo não é somente uma ética" e acrescentou: "Sim, realmente, tem princípios morais, mas não se é cristãos somente com uma visão ética. É mais que isso. O cristianismo não é uma ‘elite’ de pessoas escolhidas para a verdade”.

“O cristianismo é pertença a um povo, a um povo escolhido por Deus gratuitamente. Se não tivermos essa consciência de pertença a um povo seremos ‘cristãos ideológicos’, com uma doutrina pequenina de afirmações de verdades, com uma ética, com uma moral – está bem – ou com uma elite”.

Por isso, o Pontífice reforçou que "se não temos uma consciência de pertença a um povo, não somos verdadeiros cristãos" e, em vez disso, alertou sobre o risco de cair nessa "’parcialidade’, sejam dogmáticas, morais ou elitistas, não? E o sentido de elite é aquele (sentido) que nos faz muito mal e perdemos aquele sentido de pertença ao santo povo fiel de Deus, que Deus elegeu em Abraão e prometeu a grande promessa, Jesus, e o fez caminhar com esperança e fez aliança com ele".

Confira também: