O Bispo do Thanh Hoa (Vietnã), Dom Joseph Nguyen Chi Linh, destacou em sua intervenção ante o Sínodo dos Bispos que em meio da perseguição de que são objeto os católicos por parte do governo comunista deste país asiático "nossa maior graça é a fidelidade à Palavra de Deus".

Em sua intervenção na 13º Congregação Geral do Sínodo dos Bispos sobre a Palavra de Deus, o Prelado narrou como "o Evangelho foi proclamado pela primeira vez em nossa terra a inícios do século XVI, no doloroso contexto de uma guerra civil entre dois reinos de irmãos inimigos".

Seguidamente destacou como "imersos em uma história entretecida de ódio, de guerras ideológicas e de limitações discriminatórias, nossos cristãos estão cada vez mais convencidos de que só a Palavra de Deus os pode conservar no amor, na alegria, na paz, na comunhão e na tolerância".

Dom Nguyen Chi Linh relatou logo um episódio no que se vê como a Palavra de Deus sustenta à Igreja no Vietnã: "trata-se da conversão em massa de milhares de pessoas pertencentes a minorias étnicas, pouco depois da canonização dos 117 mártires do Vietnã em 1988. O mais curioso é que muitos tenham admitido ter escutado a Rádio Protestante em Manila, Filipinas, e que se converteram ao catolicismo em Vietnã".

"Desta maneira, os protestantes semeiam e os católicos recolhem", continuou, e sublinhou que "a Palavra de Deus, ressonando desde muito longe e alcançando seus ouvidos, converteu-se em fonte de esperança para estas pessoas dispersas entre as montanhas, privadas de tudo e sem futuro".

Finalmente, o Prelado Vietnamita recalcou sua convicção de que "nas perseguições nossa maior graça é a fidelidade à Palavra de Deus”.