O Presidente da Confederação Católica de Pais de Alunos e Pais de Família da Comunidade Valenciana (CONCAPA-CV), Guillermo Pérez Bonmatí, anunciou nesta terça-feira que irão convocar a uma nova manifestação em defesa da liberdade de ensino ameaçado pelo ante-projeto de Lei Orgânica de Educação (LOE) que inesperadamente na sexta-feira passada o Conselho de Ministros aprovou remetendo-o ao Congresso.

A manifestação “será uma contundente resposta” à aprovação do projeto da LOE na sexta-feira passada pelo Conselho de Ministros, disse Pérez Bonmatí à agência Avan.

O conteúdo da LOE será analisado em breve pela CONCAPA-CV em sua assembléia geral anual que se realizará no Mosteiro de Santa Maria da Valldigna.

Segundo o presidente, “a LOE não resolve o problema de fundo, o fracasso escolar, nega a liberdade de ensino e descumpre os acordos entre a Santa Sé e o Estado Espanhol ao relegar a matéria de Religião a uma segunda ordem”.

Na atualidade, a CONCAPA integra na Comunidade Valenciana cerca de 300 mil famílias, segundo Bonmatí, que lembrou que a campanha de apoio à matéria de Religião recolheu em novembro e dezembro de 2004 mais de um milhão de assinaturas nos três estados.

Participarão do encontro representantes das federações provinciais do CONCAPA em Alicante, Castellón e Valência. Junto a Guillermo Pérez, presidente estadual do CONCAPA Valência, assistirão os presidentes do CONCAPA de Castellón e Alicante, Florencio Catalán e Antonio Ardid, respectivamente.