Iñigo Allí, ex-deputado espanhol, escreveu um post emocionante no Facebook por ocasião do aniversário de sua filha, com as lembranças dos primeiros momentos após o seu nascimento, como os médicos lhe informaram que ela tinha síndrome de Down e a reação dele e de sua esposa com a notícia.

"Outro dia voltei a ver o Jorge. Faz dez anos que eu não o via. Jamais me esquecerei de seu rosto. Jorge – agora sei seu nome – era o pediatra de plantão no Hospital de Navarra naquela manhã do dia 14 de fevereiro de 2009. Há uma década, no corredor de espera me disse: ‘Parabéns, sua filha já nasceu. Tenho que te dizer que parece que a sua filha veio ao mundo com Síndrome de Down’”, recorda Allí.

Como explica no post do Facebook: "Não sei qual foi a minha cara diante daquela notícia. Só recordo que perguntei: ‘Como está a menina? Como está Isa, minha mulher?’. ‘Ambas estão bem’, Jorge respondeu com segurança”.

Iñigo recorda que naquele momento sentiu um "calafrio" por todo o corpo, pois "começava a ser consciente de que minha filha, que ia se chamar Inés, tinha chegado ao mundo com uma deficiência”.

"Esse sentimento de inquietude durou dez metros. O espaço que leva até a sala onde Inés estava, chorando, sozinha. Naquele momento, o pediatra colocou a minha filha nos meus braços com muito cuidado. Inés estava comigo pela primeira vez. Suas pálpebras superiores estavam sobre as inferiores. Aquela 'chinesinha' se acalmou. Parou de chorar. Foi naquele instante que soube que minha vida seria distinta. Diferente. E soube que seria melhor”, afirma.

Isabel, sua esposa, estava se recuperando da cesariana e ainda não sabia que Inés tinha Síndrome de Down, ela estava "nervosa por não saber nada de sua bebê" e perguntou: "Iñigo, acontece alguma coisa com a nossa filha?".

"Eu lhe dei um beijo. 'Carinho, Inés está bem. É linda e tem Síndrome de Down’. Sem dar tempo para nada. Minha esposa respondeu: ‘Traga nossa filha’. Ali, naquele momento, começou uma nova história em nossa vida. Em nossa família. Uma história maravilhosa”, recorda.

"Quando os três, Inés, Isabel e eu estávamos abraçados, sorrindo e vivendo a plenitude da nossa resposta diante daquela provação que a vida tinha colocado para nós, chegaram para transferir para o quarto a mamãe e sua filha. Escutou-se: ‘Inés, que sorte você teve de nascer nesta família’”, explica no post.

"Dez anos se passaram. E Jorge [o pediatra] me confessou: 'Garanto para você que ainda nos lembramos de sua reação fantástica diante daquela adversidade’”, recorda.

"Não decidi ter uma filha com deficiência. Sim, decidi como encarar a vida com ela. E soube disso quando eu e minha esposa, sem mediar palavras, nos olhamos reafirmando-nos naquele desafio. Dez anos depois, posso dizer que é um desafio maravilhoso, porque, se naquele dia a minha preocupação era o que aconteceria a minha filha sem mim, hoje se tornou o contrário: o que seria de minha vida sem Inés”, afirma.

Iñigo termina com uma mensagem aos pais: "Se hoje, amanhã ou no futuro, um médico lhe disser que você terá um filho com deficiência, você deve saber que não está sozinho. E a felicidade está em celebrar cada pequeno triunfo cotidiano. A felicidade não se desenvolve na perfeição, mas precisamente na consciência da imperfeita cotidianidade".

Confira também: