Apenas dois meses depois que o padre Eric Seitz consagrou a sua vida a Deus como sacerdote, seu pai, Ben Seitz, recebeu a sagrada ordem do diaconato.

O padre Eric Seitz agora é o vigário da paróquia de São João Evangelista, na cidade de Wahpeton, em Dakota do Norte, nos Estados Unidos. Seu pai, o diácono Ben, atualmente serve na paróquia dos Santos Joaquim e Ana, na diocese de Fargo.

Em declarações à CNA, agência de língua inglesa do Grupo ACI, o padre Seitz disse que seu pai fez um discernimento para o diaconato por muitos anos e que o exemplo de santidade dele ajudou a nutrir sua fé, inclusive no seu discernimento para o sacerdócio. “Eu diria que a vocação cristã do meu pai foi o que me ajudou a discernir minha vocação”, afirmou.

“Só olhando as coisas da minha perspectiva, realmente o seu exemplo de cristão foi o que abriu espaço para o crescimento da minha fé, o que me ajudou a aprender quão séria é a fé, em uma época na qual muitas pessoas a ignoram”, acrescentou.

O padre Eric, que foi ordenado no dia 8 de agosto de 2020, contou que sua família se mudava de domicílio com frequência, porque seu pai era da Força Aérea dos Estados Unidos. Ele, no entanto, sentia o chamado à vocação sacerdotal em toda escola católica em que estudava.

No sétimo ano da escola, a ideia de ser padre passou rapidamente pela sua mente enquanto pensava no seu futuro. Durante o ensino médio “continuei ouvindo várias pessoas que achavam que poderiam me ver como um padre”, e, por fim, “percebi que tinha que começar a tomar algumas decisões”, disse o padre.

Então, “fui a um retiro de discernimento, que me ajudou muito. E conversei com meu pároco, com o diretor de vocações, com meus pais e tudo mais”, disse ele.

Eric decidiu ir para o seminário assim que concluísse o ensino médio. No começo, sentiu dificuldades porque, junto com seu chamado para o sacerdócio, também desejava se casar.

“Enquanto eu estava no seminário, comecei a perceber dentro de mim que o sacerdócio não era apenas algo que Deus queria para mim, era algo que eu também gostaria de realizar. Isso não estava sendo imposto a mim: continuar era um desejo do meu coração”, disse ele.

Se você está discernindo a sua vocação, “fique calmo e converse com alguém em quem você pode confiar”, recomendou o jovem sacerdote.

O padre Eric lembrou que, quando ele era criança e estava na quarta série, seu pai lhe contou sobre seu desejo de ser diácono, e que decidiu esperar o “tempo de Deus”.

Ele explicou que seu pai não pôde ingressar no diaconato até estabelecer-se e deixar as forças armadas, já que o ordinariado militar não oferecia um programa de diaconato permanente. Seu pai se formou por cinco anos para ser diácono, chegando a terminar um mestrado em teologia.

Para o jovem sacerdote, sua mãe foi um grande apoio para ambos. Desde que ela se converteu à fé católica, tem apoiado muito as vocações e às vezes liga para o filho pedindo que a missa seja oferecida por algumas intenções particulares.

Confira também: