A eleição do padre Alain Mayama, do Congo, como superior-geral da Congregação do Espírito Santo (espiritanos) não apenas atesta que a África está se tornando o eixo do catolicismo, mas atende o desejo profundo de um dos fundadores da congregação de que, um dia, um negro se tornasse superior-geral.

O padre Mayama disse à ACI Africa, agência do grupo ACI, que o venerável François-Marie-Paul Libermann, "o segundo fundador dos espiritanos", serviu a população negra com todo coração e ficaria "feliz em ver" o progresso da congregação com a eleição de um africano.

Fundada em 1703 por Claude Poullart des Places, a Congregação do Espírito Santo fundiu-se com a Congregação do Imaculado Coração de Maria, fundada pelo padre Libermann. Ao longo dos anos, a Congregação teve 25 Superiores Gerais. O padre Mayama é o único africano na lista.

O padre Mayama tem 50 anos e começou sua vida missionária na República de Camarões como formador.

Depois de sua eleição em 18 de outubro, no final do capítulo geral de três semanas dos Espiritanos, realizado em Bagamoyo, na diocese de Morogoro, Tanzânia, Mayama, membro da província espiritana de Brazzaville, no Congo, descreveu sua eleição como "um momento de graça" para os fundadores e membros da congregação em todo o mundo. "Na perspectiva de Liberman, um negro tornar-se o primeiro superior geral da congregação é um grande momento e um momento histórico".

"Acredito que nossos fundadores também ficarão felizes em ver que a Congregação cresceu e viemos a abraçar todas as culturas e acolher todas as pessoas na Congregação, independentemente de sua raça ou cor ou de onde venham", disse ele.

"É uma honra e um privilégio fazer parte dessa história, um momento muito significativo que está acontecendo também no solo africano onde o primeiro africano foi eleito como Superior Geral da Congregação".

O padre Mayama, assistente-geral na Casa Geral Espiritual em Roma desde 2012, disse que a Igreja universal parece estar encontrando seu futuro na África. A Igreja no continente deve aceitar esta oportunidade de liderança com humildade e servir o resto do mundo, especialmente em áreas onde a liderança da Igreja Católica tem dificuldade em encontrar vocações, disse o novo superior-geral.

"Quando você olhar a composição de muitas Congregações, verá que o número de Religiosos vindos da África está crescendo em todos os lugares", disse à ACI África.

Na Congregação Espiritana "a maioria dos membros são agora africanos”, disse Mayama. “E os desafios enfrentados hoje por nossas Ordens Religiosas são principalmente desafios que os Sacerdotes e Irmãs Religiosas Africanas estão enfrentando".

"A Europa está em declínio porque eles tiveram seu próprio tempo e as coisas parecem estar indo bem para a África ou Ásia", disse Mayama sobre vocações. “Não sabemos quanto tempo isso vai durar. Só temos que acolher a oportunidade e depois servir com simplicidade e humildade".

"Talvez nosso tempo também venha e passe e seja hora de outro continente ou outro lugar. Mas Deus está no comando de tudo. Nós apenas saudamos a oportunidade e depois damos o melhor de nós para fazer parte da história da Igreja e construir sobre valores que recebemos de nossos ancestrais e de nossos fundadores".

Depois de sua ordenação em 2000 e sua vida missionária como formador, padre Mayama foi estudar nos EUA. Lá assumiu a capelania no hospital Port-Huron em Detroit de 2007 a 2008.

De volta à Árica, ele assumiu o ministério de formação em Libreville, Gabão, de 2008 a 2010, quando foi eleito superior provincial de sua província natal de Brazzaville, no Congo.

Como superior geral dos espiritanos, padre Mayama vai liderar mais de 2,6 mil missionários espiritanos em 60 países dos cinco continentes.

O padre congolês disse à ACI Africa que dará mais atenção à formação e missão baseadas na competência, conforme estipulado inicialmente pelos fundadores dos Espiritanos. Uma de suas prioridades será engajar os espiritianos em "como redirecionar nossa atenção para a missão nos passos de nossos fundadores, ou seja, a evangelização dos pobres. Como abordar a questão de ir para nossas missões prioritárias?"

Ele identificou o desafio das finanças, que deve ser superado se a congregação quiser ter um impacto em missões específicas. "Se formos a Moroto em Uganda, por exemplo, precisaremos nos certificar de que os confrades que trabalham lá estejam bem equipados para poder responder às necessidades do povo de lá. Não deveria ser responsabilidade dos espiritanos em Uganda garantir que as necessidades sejam atendidas. Tem que ser responsabilidade de toda a congregação", explicou ele.

"Precisamos sair da maneira clássica de treinar missionários. Temos que garantir que o pessoal adquira competência", disse Mayama.

O padre reiterou a mensagem do capítulo geral sobre o tema: "Eis que estou fazendo algo novo", tirado do profeta Isaías, e convidou seus confrades a cooperar com a graça de Deus em suas respectivas missões. "A mensagem para meus confrades e leigos espiritanos é aproveitar a novidade que Deus está realizando em nós. Precisamos aproveitar e acolher essa novidade". Isso significa que temos que cooperar com a graça de Deus porque Deus está definitivamente fazendo algo novo em nós e em nossa Congregação", disse.

"Todos os membros estão conscientes dos desafios que enfrentamos, e definitivamente cooperarão e aceitarão Deus para trabalhar através deles e tornar nossa congregação nova mais uma vez", concluiu o novo superior geral dos espiritanos.

Mais em

Confira também: