Já é tradição em Itaperuna (RJ) e neste ano não foi diferente: no dia 19 de março, uma multidão saiu às ruas da cidade para participar da Corrida e Caminhada de São José e, entre os atletas, padres e freiras com suas respectivas batinas e hábitos religiosos.

A prova aconteceu como parte das comemorações pelo dia de São José, padroeiro da cidade, e pelo sexto ano consecutivo reuniu vários sacerdotes e religiosas para percorrer os 5 quilômetros do trajeto.

“Pela primeira vez participei de uma corrida. Hoje como é de costume em Itaperuna por ser festa de São José tem a tradicional corrida de São José, corrida de 5 km. Senti-me feliz por poder participar. Fiquei em terceiro lugar na categoria padre”, contou em seu Facebook Padre Domingos Sávio Silva Ferreira.

Segundo o idealizador do evento, Professor Godoi, “esta é a oportunidade de todos observarem que os religiosos também se preocupam com o cuidado do corpo”.

“Além dos exercícios físicos, também tem o exercício da fé”, contou ao portal ‘Terra’, lembrando que durante a competição também foram arrecadados alimentos para doação e garrafas de plástico para reciclagem.

Para os sacerdotes e religiosas que costumam participar da competição, o uso da batina e do hábito “não é um sacrífico”. Pelo contrário, Padre Geraldo Gualandi comentou ao site ‘Globo Esporte’ que é “uma bênção”.

“O dom que recebi de Deus em ser padre não me impede de ser um ser humano comum que faz atividades físicas, que cuida do corpo. Gosto de mostrar a todos os meus fiéis seguidores que isso deve ser feito. A batina não atrapalha, pois nossa preparação para correr é no dia a dia, na correria das nossas vidas”, disse.

Confira também: