O padre Antoniy Vatseba, missionário e superior provincial do Instituto do Verbo Encarnado (IVE), está em Vinnytsia, a cerca de quatro horas de carro a sudoeste de Kiev, Ucrânia.

Desde segunda-feira (10) a Rússia lançou mais de 75 mísseis contra cidades da Ucrânia, incluindo a capital, Kiev. Pelo menos 19 pessoas morreram. Parte do país está sem eletricidade.

Segundo o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, desde o início da invasão russa da Ucrânia em fevereiro, mais de 6,2 mil civis morreram, incluindo cerca de 400 menores.

“Continuamos em oração, em jejum”, disse o padre vatseba à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, na terça-feira (11). “Continuamos ajudando nossos irmãos, os militares, ajudamos os voluntários que ajudam os soldados que resistem”.

"Não queremos a guerra, somos fiéis ao nosso país, ao nosso povo", disse. “Seguimos o quarto mandamento de amar nossos pais. Nosso país é a nossa própria mãe, nosso pai”.

"Defendemos os mais frágeis, os abandonados desses ataques e do terrorismo russo", disse o padre. “Continuamos em nossa paróquia dando aulas de catecismo, pregando, celebrando missa, dando os sacramentos”.

Segundo o padre, "as pessoas estão se acostumando com este tempo de guerra".

“Mas não podemos fechar todo o nosso trabalho pastoral. Nós continuaremos prestando nosso serviço ao povo até o fim, continuaremos orando para que a paz chegue em breve, e também pedimos suas orações. Que Deus os abençoe", concluiu.

Confira também: