O padre jesuíta Kevin O'Brien, que celebrou a missa de posse do presidente dos EUA Joe Biden em janeiro, está sob investigação por suposta má conduta, informou a Universidade da Califórnia, onde exerce um cargo na direção.

Pe. O'Brien é presidente da Universidade de Santa Clara (SCU), localizada perto de San José, Califórnia. O presbítero presidiu a missa de 20 de janeiro na Catedral de São Mateus, em Washington, D.C., com a presença do presidente Biden no dia de sua posse.

Uma declaração de 15 de março do presidente do conselho da universidade anunciou que ele soube recentemente de “relatos de que o Pe. O'Brien exibia comportamentos em ambientes adultos, que consistiam principalmente em conversas, que podem ser incoerentes com os protocolos e limites estabelecidos pelos Jesuítas”.

O presidente John M. Sobrato disse que a universidade está levando a denúncia a sério e que o provincial da Província Oeste da Companhia de Jesus dos Estados Unidos, Pe. Sean Carroll, iniciou uma investigação independente.

Pe. Carroll pediu que qualquer testemunha do comportamento inadequado entre em contato com o Escritório Provincial dos Jesuítas do Oeste dos Estados Unidos.

“É importante que qualquer pessoa que seja testemunha de ações que possam ser incompatíveis com os valores ou regras [da universidade] possa compartilhar suas preocupações e tenha a confiança em que será levada a sério”, disse o Pe. Sobrato.

“Ao mesmo tempo, respeitamos totalmente o direito do padre O'Brien a uma investigação justa e imparcial, e apreciamos sua firme convicção de que qualquer denúncia que o envolva deve ser realizada com o mais alto nível e ser investigada de maneira cuidadosa e independente”, acrescentou.

Uma porta-voz da província ocidental dos jesuítas, quando foi perguntada sobre as notícias locais, se recusou a fornecer mais detalhes sobre a alegada má conduta, citando as práticas de confidencialidade da ordem.

"Os jesuítas são regidos por um código de conduta profissional e a província investiga as acusações que possam violar ou comprometer os limites estabelecidos”, disse Tracey Primrose ao San Jose Mercury News.

Pe. O'Brien, que foi colocado em licença, concordou em cooperar plenamente com a investigação.

Por sua vez, o Pe. Sobrato disse que a universidade não fornecerá informações provisórias, mas comunicará os resultados finais da investigação.

Pe. O'Brien conhece a família Biden há pelo menos 15 anos, desde quando serviu na Universidade de Georgetown, de acordo com a SCU. Além da missa deste ano, presidiu a missa por Biden e sua família em 2009 e em 2013, quando Joe Biden foi empossado como vice-presidente, informou o Mercury News.

O padre era querido e popular como presidente da SCU, um cargo que assumiu em julho de 2019. Era um colaborador frequente dos meios MSNBC, CNN e o Washington Post sobre temas relacionados com a Igreja.

A Universidade de Santa Clara, fundada em 1851, conta com o atual governador da Califórnia Gavin Newsom e o ex-governador Jerry Brown entre seus alunos.

Publicado originalmente em CNA. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: