O padre francês que acompanhou Lady Di por dez horas em sua agonia, em 31 de agosto de 1997, criticou a série The Crown, da Netflix, por recriar para sua sexta temporada o acidente em que a princesa Diana morreu.

O padre Yves-Marie Clochard-Bossuet disse ao jornal britânico Daily Mail que o que foi feito pelos produtores de The Crown "é grosseiro e certamente não é necessário".

“As filmagens são para fins comerciais e estão simplesmente interessados ​​em atrair o maior número possível de espectadores.”

“Não há necessidade de recriar os eventos daquela noite. Isso porque Diana tem filhos, ela tem um irmão e irmãs, e isso afeta os sentimentos de toda a sua família. Todos serão afetados pela reconstrução deste acidente”, lamentou o padre católico.

“Todos nós conhecemos os fatos do que aconteceu; tudo está muito claro, então não há necessidade de produzir novas imagens deste terrível evento”, disse o padre Clochard-Bossuet, em 30 de outubro.

Na semana passada, os produtores de The Crown filmaram a recriação do acidente de Lady Di, no mesmo local onde a princesa morreu em Paris com o namorado, Dodi Al-Fayed.

Ambos morreram em um carro Mercedes, enquanto fugiam de fotógrafos de celebridades que os seguiam.

No dia do acidente, Lady Diana foi levada ao hospital Pitié Salpêtrière, onde trabalhava o padre Yves-Marie, que a acompanhou em suas últimas horas e lhe deu a extrema unção.

“Quando me vi sozinho no quarto com ela, a primeira coisa que me veio à mente foram seus dois filhos. Estas duas criancinhas a quem íamos anunciar a trágica morte da mãe”, recordou o padre.

“Na época, as únicas duas coisas que eu sabia sobre Diana eram que ela tinha dois filhos pequenos e que era divorciada. Essas duas coisas realmente me comoveram”, acrescentou.

Após o acidente, o padre fez amizade com a mãe de Lady Di, Frances Shand Kydd, que havia se convertido à fé católica.

“O que mais me tocou pessoalmente nesta tragédia é a amizade que a mãe de Diana me mostrou. Agora celebro a missa por Diana e sua mãe regularmente”, disse o padre.

Entre os pertences pessoais que Lady Di deixou no palácio de Kensington estava um Catecismo da Igreja Católica, o que sugere que ela estudou a doutrina da Igreja, embora fosse anglicana.

Em 29 de outubro, a Netflix disse que "a sexta temporada de The Crown mostrará o período antes e depois do acidente, mas este não será exibido".

Confira também: