A diocese de Vila Real, em Portugal, afastou padre Manuel José Moura Machada de suas atividades pastorais após receber uma denúncia de abusos de menores que teriam sido cometidos há mais de 30 anos.  Haverá uma investigação prévia sobre o caso.

Em nota, a diocese disse que recebeu a denúncia da comissão para a proteção de menores do patriarcado de Lisboa, onde teriam ocorrido os abusos. Padre Machado foi ordenado sacerdote em Lisboa em 1985 e incardinado na diocese de Vila Real em 2011.

Após receber a denúncia, a diocese de Vila Real informou que, “em cumprimento das orientações em vigor, será iniciada uma investigação prévia e feita a comunicação às autoridades judiciais competentes”.

“Neste momento de profunda tristeza invocamos a Deus, misericordioso e justo, para que ampare as possíveis vítimas e os eventuais implicados neste caso”, afirma.

O patriarcado de Lisboa disse que sua comissão de proteção de menores “prossegue o seu trabalho, mantendo uma total disponibilidade para colaborar com as autoridades competentes e tendo sempre como prioridade o apuramento da verdade e o acompanhamento das vítimas”.

Neste mês de janeiro, tiveram início em Portugal as atividades da Comissão Independente para o Estudo de Abusos Sexuais contra Crianças na Igreja Católica. A entidade irá recolher denúncias e testemunhas de vítimas de abusos entre os anos de 1950 e 2022. Embora a comissão tenha sido criada após decisão da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) em novembro de 2021, seu presidente, o psiquiatra Pedro Strech, afirmou que a equipe trabalha com “autonomia” e conta com a confiança para “organizar e levar a bom termo” seu trabalho.

Confira também: