A Diocese de Río Gallegos, no sul da Argentina, esclareceu que não autorizou o casamento realizado em uma igreja entre um homem e um transexual no sábado, 6 de fevereiro, e no qual participou o Pe. Fabián Colman, pároco da paróquia Nossa Senhora das Mercês, administrada pelos salesianos na cidade de Ushuaia.  

Segundo o jornal argentino Clarín, o casamento de Victoria Castro, um transexual de 46 anos, e Pablo López Silva, de 54 anos, não foi registrado como tal "nos documentos eclesiásticos porque as normas do direito canônico” o impedem. Eles se casaram no civil em 2011.

O jornal indica que ambos são funcionários do Governo da província de Tierra del Fuego: Castro na Secretaria de Diversidade da província, enquanto López Silva é secretário de Educação. A cerimônia também contou com a presença do governador provincial Gustavo Melella.

Em declarações à agência Télam, Castro disse que ser transexual não significa "nem perder a fé nem deixar de ser filha de Deus". Disse que se vestiu de preto em homenagem às "companheiras que não conseguiram realizar este sonho".

 

Para ele, a cerimônia foi um “momento muito significativo para o coletivo LGBTIQ” porque a igreja “é um lugar que tem sido negado para nós, como tantas outras coisas”.

Na sua homilia, Pe. Fabián Colman afirmou que “a Igreja é de todos e, quando digo todos, são todos”.

“Falamos com o Pe. Fabián, com a ideia de fazer esta cerimônia, e ele aceitou. Disse-nos que só avalia nas pessoas a capacidade de amar. Claro que consultou a Diocese, mas pessoalmente sempre se mostrou disposto”, relatou o transexual que tem três filhos adotados com López Silva.

Diocese: O sacerdote já recebeu uma advertência

Dom Jorge García Cuerva, Bispo de Río Gallegos, emitiu um comunicado para assegurar “que esta celebração não foi autorizada por esta Diocese”.

“Enquanto acompanhamos todas as pessoas sem exceção alguma em seu desejo legítimo de receber a bênção de Deus, esclarecemos que neste caso não se trata do sacramento do matrimônio tal como a Igreja crê e sustenta”, continua o texto.

“O sacerdote em questão já foi devidamente advertido”, destaca o comunicado.

“Como pastor próprio desta Igreja diocesana quero fazer chegar ao povo de Deus que peregrina em Santa Cruz e Tierra del Fuego a minha proximidade, pedindo que todos rezemos para que sempre mantenhamos a caridade cristã para com o nosso próximo, acompanhando as suas dores e sofrimentos, suas alegrias e esperanças, e ao mesmo tempo conservando o depósito do ensinamento de Jesus, o Senhor”, conclui.

ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, telefonou duas vezes para a Diocese de Río Gallegos e, não encontrando o Bispo Jorge García Cuerva, enviou-lhe um e-mail para saber se o Padre Colman havia recebido alguma sanção.

A mesma consulta foi feita à Paróquia Nossa Senhora das Mercês. Até a publicação desta notícia, não recebeu resposta.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também:

Mais em