Acusado de estupro de vulnerável de mais de uma vítima, o padre Delson Zacarias dos Santos está foragido. O sacerdote tem um mandado de prisão pendente expedido pela vara criminal de Sobradinho (DF).

O inquérito foi aberto em junho de 2021 e tem sido apurado pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Os abusos teriam ocorrido entre 2014 e 2021 e começado quando uma das vítimas tinha 13 anos. Por tratar-se de situações que envolvem menores de idade, o caso está sob sigilo até o final do processo.

Procurado pela ACI Digital, o advogado do sacerdote disse que não vai se manifestar, “ao menos por ora”.

Além da paróquia São Mateus, em Sobradinho (DF), onde atuou por cinco anos, o sacerdote acumula passagens por paróquias no Riacho Fundo I e Lago Sul. Ele também ministrou aulas no seminário de Brasília e na Faculdade de Teologia (Fateo).

No ano passado, a arquidiocese de Brasília divulgou uma nota oficial dizendo que a igreja presta assistência protetiva e psicológica aos envolvidos e que havia instaurado um processo de investigação interna, providenciando o afastamento do acusado de seu ofício sacerdotal.

Leia a íntegra da nota:

"O Sr. Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, ao tomar conhecimento da acusação de abuso sexual contra menor feita em desfavor do padre [...], providenciou prontamente o seu afastamento cautelar da função paroquial, determinando o afastamento preventivo do seu ofício sacerdotal até o efetivo esclarecimento dos fatos impróprios apontados, e deu início à chamada "investigação prévia", atualmente em curso.

Além disso o arcebispo, recebeu a suposta vítima e seus familiares em audiência, acolhendo e manifestando sua proximidade de pastor, prestando assistência protetiva e psicológica aos envolvidos, zelando e expressando o compromisso da igreja com a proteção de crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis, em consonância com as normas eclesiásticas promulgadas por São João Paulo II, e completadas pelo Papa Bento XVI e, mais recentemente, aperfeiçoadas pelo Papa Francisco, no Motu Proprio Vos estis lux mundi.

A Igreja de Brasília conta com uma Comissão Arquidiocesana de Proteção de Menores e Pessoas vulneráveis, presidida pelo Padre Carlos Henrique.

Nosso compromisso é cuidar que os ambientes de nossas comunidades sejam seguros e confiáveis para as crianças e adolescentes, acolher as vítimas e as testemunhas de eventuais abusos com todo o respeito e cuidado.

Nada mais para o momento.

Do Gabinete Episcopal

Sede da Cúria Metropolitana de Brasília-DF, 08 de julho de 2021″

Confira também: