O padre David Jasso que foi gerente esportivo do clube de futebol Monterrey no México, com o qual foi campeão em 2009 e 2010, escreveu uma mensagem para a Copa do Mundo de 2022 no Qatar.

Poucas semanas antes do início da Copa do Mundo de Futebol da FIFA Qatar 2022, Jasso fez um chamado a viver "o futebol com alegria e como uma oportunidade para desenvolver nossos talentos, lembrando que o esporte e o futebol também são um presente de Deus”.

No artigo "Ainda é tempo de viver a Copa do Mundo em paz" publicado em sua página no Facebook, padre Jasso disse que "o futebol deve ser um espetáculo familiar e seguro".

“Chega de violência em algo tão bonito e emocionante como o futebol! Aprendi isso durante meu tempo no Clube de Futebol Monterrey como Gerente Esportivo antes de me tornar padre”, disse.

Jasso lamentou que "em 1º de outubro, ao menos 131 pessoas morreram depois do caos e da violência durante uma partida de futebol na liga da Indonésia".

"Este evento está sendo catalogado como um dos desastres mais mortais de todos os tempos em estádios", acrescentou.

Padre Jasso também falou da violência desencadeada no estádio La Corregidora, em Querétaro, México, onde um confronto entre os torcedores do Querétaro Futebol Clube e do Atlas Futebol Clube "segundo dados oficiais deixou 26 feridos, dezenas de cenas de brutalidade e mais de 30 presos”.

“Lembro-me quando criança de ter presenciado esse tipo de 'confusão', 'tumulto' ou 'brigas' no estádio a que ia com meu pai, e inclusive saber pelas notícias de atos violentos nas proximidades ou mesmo nos bairros depois de um clássico, a partida mais importante da cidade, ainda mais importante que uma partida da seleção mexicana”.

"Aqueles que geram violência ou agressão de qualquer tipo não sabem ou esquecem completamente o que é o futebol", disse.

“O futebol é um fenômeno social que move o mundo de várias maneiras. O futebol é uma linguagem universal que transcende qualquer barreira e elimina as diferenças entre as comunidades”.

"Não é à toa que há mais países afiliados à FIFA do que à ONU, por exemplo", disse.

Padre Jasso citou a mensagem que são João Paulo II deu aos dirigentes da União das Federações Europeias de Futebol (UEFA) em maio de 2000, na qual exortou a que o futebol sirva para a "promoção da grandeza e da dignidade do homem".

Naquela ocasião, são João Paulo II também disse que este esporte pode servir para incentivar os jovens "a aprender os grandes valores da vida e a difundir em toda a parte as grandes virtudes, que estão na base duma digna convivência humana, tais como a tolerância, o respeito da dignidade humana, a paz e a fraternidade”.

O padre mexicano disse que “estamos perto de viver uma Copa do Mundo sem precedentes, após a pandemia de covid-19 que paralisou o mundo, celebrada em um mês incomum que envolveu o avanço de torneios locais e a mobilização de muitas realidades, em um país como o Qatar, uma das nações mais influentes do mundo e muito criticada, não apenas pelas condições dos trabalhadores migrantes, mas por muitos outros fatores”.

"Em meio ao impacto de uma crise causada pela pandemia, uma mudança acelerada de época e o impacto de uma guerra entre a Rússia e a Ucrânia, somos chamados a construir a paz e a harmonia em nossos bairros e comunidades", disse.

Jasso exortou a “fazer da festa de futebol mais importante do mundo, uma festa de paz e pela paz”.

“Vamos viver e curtir nosso próprio torneio local em sua fase final, afastando-nos desses eventos que afetam pessoas, famílias e comunidades em torno de um esporte que é jogado em todo o mundo por sua simplicidade, proximidade e emoções”, exortou.

Confira também:

 

Mais em