Na semana passada, o pároco da Santa Isabel, em Campinas (SP), monsenhor Roberto Frasolin, decidiu cancelar a missa de domingo por causa do “frio intenso” que estava previsto para a região, a fim de não “expor ao risco as pessoas simplesmente pra cumprir preceito”. Após repercussão, a publicação foi retirada das redes sociais da paróquia, o padre voltou atrás e resolveu celebrar a Eucaristia. A justificativa foi de que não haveria o frio intenso previsto.

Na publicação em que cancelou as missas do fim de semana, monsenhor Roberto havia escrito: “Devido ao frio intenso, pra não expor as pessoas a uma situação não saudável, ficam canceladas as missas presenciais e ou on-line neste final de semana. Não iremos criar uma situação de aglomeração e expor ao risco as pessoas simplesmente pra cumprir preceito. A temperatura baixa pode causar maior dano a saúde de todos. Essa onda perdura neste final de semana, mas no próximo voltaremos ao ritmo normal. Bom final de semana. Deus abençoe a todos!”.

Apesar de a publicação da Paróquia Santa Isabel ter sido apagada posteriormente, internautas registraram a postagem e compartilharam nas redes sociais. O bispo de Frederico Westphalen, dom Antonio Carlos Rossi Keller, comentou o caso. “Não bastasse a pandemia, com as exigências das autoridades públicas em relação à participação nas Santas Missas, não levando em consideração os ambientes em geral bastante seguros e cuidados das Igrejas, agora aparece a novidade de se dispensar os fiéis da Missa dominical por causa do frio… Ou seja, alguns pretendem um cristianismo adocicado, sem exigências e sem sacrifícios. Este é, na verdade, o anti-cristianismo”, escreveu em suas redes sociais.

“Voltemos às Missas dominicais, ainda que custem sacrifício. Nosso Senhor, que por nós morreu na cruz preso por três pregos, merece nosso esforço e nosso sacrifício. Somos nós que nos beneficiamos participando da Santa Missa. Jamais deixemos as Missas dominicais”, disse dom Keller. Outros internautas publicaram fotos de pessoas participando da missa em locais com muito frio, gelo e neve, questionando se isso seria motivo para se cancelar a celebração.

No dia 26 de julho, o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (CEPAGRI), da Universidade de Campinas (Unicamp) informou sobre o declínio das temperaturas e disse que para a região de Campinas as temperaturas deveriam ficar em torno de 4°C nas madrugadas de quinta-feira (29 de julho) e sexta-feira (30 de julho). Além disso, afirmou que nos dias seguintes, as temperaturas já deveriam ter progressiva elevação. Na manhã de domingo, às 10h25, o CEPAGRI informou que a temperatura em Campinas estava em 16°C e que a mínima ficou em torno de 10°C.

No sábado à noite, monsenhor Roberto fez uma nova postagem nas redes sociais da paróquia afirmando que, “contrariamente o que previa a meteorologia de um frio intenso no final de semana, constatamos que não o será. Portanto fica revogada a notícia anterior e teremos missa às 8:30h na Igreja seguindo os protocolos e transmitidas pela mídia de costume e as 16:30h missa campal ao ar livre, mesmo com temperatura baixa”.

Ao final da missa da manhã de domingo, que foi transmitida pelas redes sociais, o pároco afirmou que estava seguindo a meteorologia e que “não custa nada voltar atrás”. Entretanto, não comentou nada sobre ter dito que sua decisão era para não “expor ao risco as pessoas simplesmente pra cumprir preceito”.

“Deus escreve certo por linhas tortas. A nossa intensão, vocês viram pelo ‘Face’ que saiu por aí, era de preservar vocês porque, segundo a meteorologia, teríamos um frio intenso neste final de semana, que foi mais intenso e agora diminuiu. Talvez semana que vem tenha outra onda. Em virtude disso, nós voltamos atrás e resolvemos fazer a missa aqui e, à tarde às 16h30, faremos lá no salão. Esperamos que seja menos frio, porque a tardezinha já está um pouco mais quente”, disse o sacerdote.

Em seguida, declarou: “Não custa nada voltar atrás quando a gente vê... Claro, estávamos seguindo a meteorologia, os meteorologistas, de repente acontece isso. Todo mundo é sujeito a falhas e nós não vamos ficar com orgulho de achar que nós somos melhores do que os meteorologistas e assim por diante”.

ACI Digital buscou contato com monsenhor Roberto Frasolin por meio do telefone da Paróquia Santa Isabel, mas não foi atendida. Segundo o site da paróquia, não há funcionamento nas segundas-feiras. Por sua vez, a assessoria de comunicação da arquidiocese de Campinas afirmou que falou com o sacerdote e ele disse que “rezou a missa, acolheu as pessoas, não teve nenhum tumulto e que não quer causar mal estar”. Além disso, informou que não há nenhum posicionamento da arquidiocese a respeito da questão.

Confira também: