Em uma mensagem por ocasião do IX Simpósio Internacional dedicado à proteção e à preservação do meio ambiente realizado nestes dias em Atenas (Grécia), o Papa Francisco incentiva a cuidar da criação e perguntar-se qual mundo será deixado às futuras gerações.

“O dever cuidar da criação desafia todas as pessoas de boa vontade, aos cristãos pede para reconhecerem as raízes espirituais da crise ecológica e cooperar dando uma resposta unívoca”, escreve o Papa ao Patriarca Ecumênico Bartolomeu I e aos participantes do simpósio realizado de 5 a 8 de junho com o tema “Custodiar o planeta e proteger os povos”.

Francisco tem certeza de que “não são apenas as casas das pessoas vulneráveis no mundo”,

Mas, além disso, “provavelmente estamos condenando as futuras gerações a uma casa comum deixada em ruínas”.

“Que tipo de mundo queremos transmitir àqueles que virão depois de nós, às crianças que estão crescendo?”, perguntou.

Em sua mensagem, o Papa expressa que “o cuidado da criação, visto como dom partilhado e não como posse privada, implica sempre o reconhecimento e o respeito pelos direitos de cada pessoa e de cada povo”.

É uma crise que está “arraigada no coração humano, que aspira controlar e explorar os recursos limitados de nosso Planeta, ignorando os membros vulneráveis da família humana”.

“O dever de cuidar da criação, nossa casa comum; desafia todas as pessoas de boa vontade e convida os cristãos a reconhecerem as raízes espirituais da crise ecológica e cooperar dando uma resposta unívoca”, afirma o Papa Francisco em sua mensagem.

Confira também: