Como parte da iniciativa Giving Tuesday deste ano, uma organização católica na África pediu doações de laptops para promover o apostolado “on-line” das religiosas que trabalham pelo bem das comunidades mais necessitadas da região.

A organização católica African Sisters Education Collaborative (ASEC) foi fundada em 8 de dezembro de 1999 por quatro universidades católicas nos Estados Unidos e suas respectivas ordens religiosas. Sua missão é facilitar o acesso à educação das religiosas na África e assim contribuir para a melhoria e expansão da educação, saúde, economia, sociedade, meio ambiente e espiritualidade.

Por ocasião da campanha Giving Tuesday realizada em 1º de dezembro, um movimento de generosidade global que busca que indivíduos e organizações contribuam para transformar suas comunidades e o mundo, a ASEC convocou pessoas de boa vontade e apoiadores para conseguir a aquisição de 21 laptops “para apoiar as Irmãs Católicas na África”.

Nos últimos 21 anos, a ASEC facilitou a educação de pelo menos 5.300 irmãs em 10 países da África Subsaariana. Irmã Draru Mary Cecilia, diretora da ASEC com sede nos Estados Unidos, disse à ACI África, agência do Grupo ACI, no dia 25 de novembro, que este número representa 13% do número de religiosas que trabalham na região.

Além disso, a religiosa, que também é membro da Congregação das Irmãzinhas de Maria Imaculada de Gulu (LSMIG) da Arquidiocese de Gulu (Uganda), disse que os laptops servirão para promover o apostolado das religiosas que trabalham “tanto para apoiar as suas comunidades”.

“As Irmãs Católicas oferecem serviços de qualidade em escolas, clínicas, hospitais e outros diversos ministérios sociais. Em algumas áreas muito rurais, as únicas clínicas ou serviços de saúde oferecidos são os prestados pelas irmãs católicas, que vão uma vez por mês servir a população dessas aldeias”, afirmou.

No entanto, "no mundo de hoje, é praticamente impossível ser eficaz em seu trabalho e ministério sem usar a tecnologia em algum momento", acrescentou.

Explicou que os laptops permitirão que as religiosas continuem seus estudos e ministérios por meio de plataformas on-line e, assim, atendam melhor suas comunidades em meio às restrições impostas pela pandemia COVID-19.

Em uma publicação no Facebook de 16 de novembro que anuncia o início das doações antes da “Giving Tuesday”, a ASEC assinalou que “a maioria de nossas alunas bolsistas não possui laptops pessoais. Frequentemente, compartilham o acesso ao computador com toda a congregação".

“Muitas irmãs viajam longas distâncias para cibercafés na esperança de que haja um computador estável com internet disponível para completar seus cursos on-line”, acrescentou. Além disso, indicou que os laptops não só ajudarão as Irmãs Católicas a prosperar em seus estudos, mas também apoiarão seu ministério com os pobres.

Este apelo é uma oportunidade para "pessoas de boa vontade e apoiadores" expressarem seu apreço às Irmãs Católicas por sua dedicação em servir o povo da África, o segundo maior continente do mundo, disse a irmã Draru.

Publicado originalmente em ACI África.

Confira também: