As filiais da organização de ajuda humanitária católica Catholic Charities, nos Estados Unidos, distribuíram quase 400 milhões de dólares para ajudar as pessoas afetadas pela atual pandemia da COVID-19.

A cifra representa mais do que o dobro dos recursos recebidos por meio de empréstimos do Programa de Proteção de Pagamentos (PPP), um programa da Administração de Pequenos Negócios dos Estados Unidos que ajuda as empresas a pagar os salários dos funcionários em meio à crise econômica e ao fechamento forçado das empresas.

"A generosidade de doadores corporativos, fundações e indivíduos foi impressionante", disse a irmã Donna Markham, presidente e CEO da Catholic Charities USA, em um comunicado divulgado nesta segunda-feira, 3 de agosto.

Nos últimos quatro meses, a Catholic Charities distribuiu quase 400 milhões de dólares em ajuda humanitária na forma de alimentos, assistência de aluguel, equipamento de proteção individual, suprimentos para bebês e abrigos na quarentena. Suas filiais estão na maioria das dioceses do país, incluindo as áreas do país mais afetadas durante a pandemia, onde organizaram bancos de alimentos para ajudar as pessoas.

Em Washington, DC, a Catholic Charities distribuiu cestas básicas e comidas quentes aos moradores de uma das comunidades mais afetadas.

Um relatório de julho da Associated Press (AP) criticou o fato de que paróquias, dioceses e outras organizações católicas tenham recebido aproximadamente 1,4 bilhão de dólares em empréstimos do PPP.

As filiais de Catholic Charities receberam entre 100 e 200 milhões em empréstimos PPP, permitindo que as organizações mantivessem a folha de pagamento dos funcionários e a distribuição das ajudas.

A irmã Donna expressou sua gratidão aos trabalhadores que ficaram para ajudar, mesmo com o risco de contágio.

"Fico edificada por ver tantos voluntários e funcionários de instituições de caridade católicas que trabalham incansavelmente na linha de frente, muitas vezes com um grande risco pessoal, para manter a distribuição de suprimentos urgentes", disse, acrescentando que esses trabalhadores são "verdadeiramente a personificação do bom samaritano".

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: