No dia 21 de junho, foi ordenado o Bispo católico mais jovem do mundo em Lviv, Ucrânia.

Com apenas 39 anos, Dom Edward Kava foi consagrado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Lviv, em uma Missa celebrada pelo Arcebispo de Lviv, Dom Mecislaw Mokszycki, na presença do Núncio Apostólico na Ucrânia, Dom Claudio Gugerotti.

O Papa Francisco nomeou Dom Edward Kava para servir como Bispo Auxiliar em 13 de maio de 2017.

Segundo informa o Serviço Nacional Religioso da Ucrânia (RISU), participaram da Eucaristia bispos e sacerdotes da Ucrânia, Polônia, Eslováquia, Hungria e Itália, assim como vários sacerdotes ortodoxos, autoridades do governo e diplomatas.

A Missa foi celebrada em polonês, ucraniano e latim.

Em sua homilia, Dom Mokszycki disse ao novo Prelado que “a Igreja lhe encomendou uma tarefa difícil com o cargo de Bispo. Acredito que a Igreja não te deixará sozinho para realizar esta missão. Por isso, peço a todos que acompanhemos o Bispo Edward”.

O Senhor Jesus, continuou o Arcebispo, pediu que se ajude os outros, “e essas palavras são para nós como uma tarefa. É através das nossas orações que devemos apoiar este ministério. É nosso dever acompanhá-lo na pregação da Palavra de Deus”.

Em suas primeiras palavras como Bispo Auxiliar de Lviv, Dom Edward Kava agradeceu a Deus pelo dom da fé e pediu aos fiéis: “Digam-me como ser um bom pastor e tentarei ser um instrumento de paz e bem nas mãos do Senhor”.

Dom Edward Kava nasceu em 17 de abril de 1978, em Mostysk, na região de Lviv. Aos 24 anos, foi ordenado sacerdote em São Petersburgo no dia 1º de junho de 2003, como membro dos Franciscanos Menores Conventuais.

Foi responsável pelos seguintes cargos: Vigário da Paróquia da Transfiguração, em Boryspil, de 2003 a 2005; de 2005 a 2009, foi Reitor da Paróquia de São José Operário, em Kremenchug; de 2009 a 2010, foi Superior do Mosteiro da Transfiguração do Senhor, em Borispol.

Entre 2010 e 2012, serviu em uma paróquia em Matskivtsi, na região Khmelnytsky. De 2012 a 2016, foi Superior do Mosteiro da Paróquia da Transfiguração, em Boryspil.

Em 2016, foi nomeado Superior do Mosteiro e da Paróquia de Santo Antônio, em Lviv.

Confira também: