Nas últimas semanas foram realizadas três novas ordenações de bispos na China, todas com autorização da Santa Sé. A última foi celebrada no dia 2 de dezembro na província de Xichang.

Segundo informações, os novos prelados são Dom Giovanni Battista Wang Xiaoxun, Bispo coadjutor de Ankang, na província de Shaanxi; Dom Giuseppe Tang Yuange, na Diocese de Chengdu, província de Sichuan; e Dom Lei Jiapei, na Diocese de Xichang, província de Sichuan.

A mais recente foi a ordenação de Dom Lei Jiapei, celebrada no dia 2 de dezembro. O Prelado tinha sido coadjutor desde 1999, depois da morte do último bispo, Dom Xie Chaogang.

De acordo com algumas informações, entre os concelebrantes na ordenação de Dom Lei Jiapei estava o bispo ilícito – não reconhecido pelo Vaticano–, Dom Lei Shiyin, da Diocese de Leshan.

As relações diplomáticas entre a China e o Vaticano se romperam em 1951, dois anos depois da chegada ao poder dos comunistas que expulsaram os clérigos estrangeiros.

A China permite o culto católico unicamente à Associação Patriótica Católica Chinesa, subordinada ao Partido Comunista da China, e rechaça a autoridade do Vaticano para nomear bispos ou governá-los. A Igreja Católica fiel ao Papa não é completamente clandestina; embora seja assediada constantemente.

Calcula-se que na China haja entre 8 e 12 milhões de fiéis católicos.

Confira também: