Os monges da Confederação Beneditina, por ocasião dos seus 125 anos de fundação e da primeira pedra da Abadia Primaz de Santo Anselmo em Roma, foram recebidos pelo Papa Francisco no Vaticano.

O Pontífice destacou que “na vida contemplativa, Deus muitas vezes anuncia a sua presença de forma inesperada. Com a meditação da Palavra de Deus na lectio divina, somos chamados a permanecer em escuta religiosa de sua voz para viver em constante e alegre obediência”.

“A oração gera em nossos corações, dispostos a receber os dons surpreendentes que Deus está sempre pronto a nos dar, um espírito de fervor renovado que nos leva, através de nosso trabalho cotidiano, a procurar a partilha dos dons da sabedoria de Deus com os outros: com a comunidade, com aqueles que vão ao mosteiro para buscar Deus, e com aqueles que estudam em suas escolas, colégios e universidades”.

O Pontífice também destacou o seu “amor pela liturgia”, que é “fundamental” na vida monástica e “acima de tudo essencial para vocês, permitindo-os permanecer sempre na presença viva do Senhor”.

O Santo Padre também alertou que “nesta época, em que as pessoas estão tão ocupadas e não têm tempo suficiente para ouvir a voz de Deus, seus mosteiros e conventos se tornam como oásis, onde homens e mulheres de todas as idades, origens, culturas e religiões podem descobrir a beleza do silêncio e reencontrar a si mesmas, em harmonia com a criação, permitindo a Deus de restabelecer uma ordem adequada em suas vidas”.

Confira também: