Um grupo de deputados do Parlamento Europeu, órgão legislativo da União Europeia pediu ontem a “imediata retirada das credenciais de lobistas ligados a ONGs conservadoras radicais”. Assinada por oito deputados de RENEW Europe, grupo que reúne parlamentares europeus de partidos de centro-esquerda e de esquerda, a petição cita o “recuo sem precedentes contra os direitos humanos fundamentais da integridade física, autodeterminação e acesso a assistência à saúde nos Estados Unidos no último fim de semana.”

Os deputados se referem à derrubada da decisão do caso Roe x Wade, que liberou o aborto nos EUA em 1973. A decisão do caso Dobbs x Jackson Women’s Health Organization, tomada na sexta-feira (24), determinou que não há direito constitucional ao aborto nos EUA e, portanto, os Estados e o Congresso americano podem vetar ou restringir o aborto.  

“Estamos profundamente comprometidos em assegurara esses direitos humanos fundamentais na Europa”, escreveram os eurodeputados.

A petição menciona um relatório de um fórum de eurodeputados que se intitula “Restoring the Natural Order” (Restaurando a Ordem Natural) sobre a “visão dos extremistas religiosos para mobilizar as sociedades europeias contra os direitos humanos sobre sexualidade e reprodução”.

O relatório, dizem os signatários da petição, “joga luz sobre os acontecimentos que estão tendo lugar dentro de nossa União para espalhar essa ideologia destrutiva e restringir direitos fundamentais na União Europeia”.

“Não devemos dar espaço à disseminação de propaganda e de narrativas falsas, tóxicas”, dizem os deputados.

“Pedimos a retirada das credenciais de lobistas conservadores radicais”, diz a carta dos oito deputados de sete países diferentes, “ideologia destrutiva que restringe direitos humanos fundamentais não pertence ao reino da liberdade de expressão.”

Não é o que pensa a eurodeputada Assita Kanko. Deputada pela Bélgica, Kanko, nascida em Burkina Faso, escreveu à colega Rafaela Samira, da Holanda, primeira signatária da petição, para adverti-la. “Hoje você quer negar acesso aos lobistas anti-aborto, amanhã alguém pode querer negar acesso a todos os lobistas pró-aborto. Isso não ajuda”.

Kanko é membro de um grupo de eurodeputados conservadores. Embora se declare a favor do aborto, escreve: “Acredito que ainda estamos em uma casa da democracia e deveríamos respeitar a variedade de opiniões. Respeitar as pessoas não obriga a aceitar os pontos de vista delas. Espero que vocês percebam a diferença”.

Confira também: