Na terça-feira, 15 de março, a Santa Sé anunciou que no dia 25 de março o papa Francisco consagrará a Rússia e a Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria.

Abaixo, listamos oito dados que podem ajudar a entender melhor essa consagração:

 

1. O que significa a consagração?

A palavra ‘consagração’ significa ser reservado para um propósito santo. Uma pessoa ou nação que é consagrada é reservada para um propósito santo. A palavra ‘encomendar’ se usa frequentemente como sinônimo de consagrar.

A Congregação para o Culto Divino da Santa Sé define a consagração à Virgem Maria como o ‘reconhecimento consciente do posto singular que ocupa Maria de Nazaré no Mistério de Cristo e da Igreja, do valor exemplar e universal de seu testemunho evangélico, da confiança em sua intercessão e da eficácia de seu patrocínio’.

O papa são João Paulo II, que consagrou a Igreja inteira e o mundo a Maria três vezes durante seu pontificado, ensinou que ao consagrar-se a Maria aceita-se sua ajuda para se oferecer completamente a Cristo.

Colin Donovan, vice-presidente de teologia da EWTN, disse à ACI Digital em inglês que a consagração “é uma encomenda e, também, um apelo a Deus”.

“A encomenda aqui é o feito de nos pormos a nós mesmos, nossos corações, orações e desejos aos pés de Nossa Senhora”, disse. Isso “serve aos propósitos de Deus, porque eleva a Virgem na mente da Igreja e, espera-se, na mente do mundo. É um chamado de Deus por nossas necessidades particulares”.

 

2. Por que a Rússia será consagrada ao Imaculado Coração de Maria?

Em suas aparições de 1917 aos três pastorinhos em Fátima, Portugal, a Virgem Maria pediu que a Rússia fosse consagrada ao seu Imaculado Coração.

Em suas aparições, a Virgem revelou um segredo, cuja segunda parte foi uma declaração de que a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) terminaria, assim como uma predição de que outra guerra começaria durante o pontificado de Pio XI se as pessoas continuassem ofendendo a Deus e a Rússia não fosse consagrada ao Imaculado Coração de Maria.

A serva de Deus Irmã Lúcia dos Santos, uma das três videntes de Fátima, relatou que a Virgem Maria lhe disse: “Se atenderem minhas petições, a Rússia se converterá e haverá paz; se não, espalhará seus erros pelo mundo promovendo guerras e perseguições à Igreja. Os bons serão martirizados, o Santo Padre terá que sofrer muito, várias nações serão aniquiladas”.

“Mas ao final meu Imaculado Coração triunfará. O Santo Padre consagrará a Rússia a mim, e esta será convertida e o mundo desfrutará de um período de paz”, agregou.

Depois da revelação do segredo, houve certa controvérsia sobre se as várias consagrações da Rússia realizadas por pontífices anteriores cumpriram com os requisitos estabelecidos pela Virgem.

Em uma carta escrita em 1989, Irmã Lúcia afirmou que o papa são João Paulo II satisfez o pedido de Maria para a consagração da Rússia em 1984. Naquela época, Ucrânia e Rússia eram duas das 15 repúblicas que formavam a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

Outras autoridades, incluída a Congregação para a Doutrina da Fé do Vaticano, também afirmaram que a consagração foi satisfatória.

Donovan disse que tanto São João Paulo II “como a mística, a Irmã Lúcia, ao princípio não estavam seguros, porque ele não havia mencionado a Rússia por seu nome, mas por alusão. Porém ela confirmou com a Virgem, que lhe disse que sim, que Deus havia aceitado e cumpriria a sua promessa”.

 

Mais em

3. O que é o Imaculado Coração de Maria?

O Imaculado Coração de Maria é uma devoção que simboliza sua perfeita vontade a Deus expressada em seu ‘fiat’. O coração de Maria geralmente se representa com sete feridas e atravessado por uma espada. A devoção inicial foi exemplificada por São Bernardo de Claraval, mas a devoção moderna foi fundada por São João Eudes, um sacerdote francês do século XVII.

A festa do Imaculado Coração de Maria foi observada pela primeira vez por São João Eudes e recebeu a aprovação papal em princípios do século XIX. Em 1944, a festa mariana se colocou no Calendário Geral Romano para 22 de agosto, o dia da oitava da Assunção da Virgem.

 

4. A consagração da Ucrânia foi solicitada ao Papa? 

Sim. Os bispos católicos de rito latino da Ucrânia solicitaram ao papa Francisco que fizesse a consagração, em meio à invasão russa ao país.

Os bispos que dirigem os católicos romanos do país enviaram uma carta ao papa Francisco em 2 de março pedindo que o papa “realize publicamente um ato de consagração ao Imaculado Coração de Maria da Ucrânia e Rússia, como solicitou a Santíssima Virgem em Fátima”.

 

5. Por que consagrar Ucrânia e Rússia agora?

Donovan disse que “a consagração sempre é algo bom” e que a guerra em curso é “contexto suficiente em si mesmo” para justificar a consagração a Maria.

 

6. Por que a consagração será em 25 de março?

Donovan sublinhou que a festa mariana da Anunciação, realizada em 25 de março, é uma celebração proeminente da Igreja Católica, e, além disso, são Luís de Monfort recomendou essa data especial para realizar a consagração pessoal a Maria.

“Todas as prerrogativas da Virgem provêm do fato de que, desde toda a eternidade, Deus a elegeu para ser a mãe do Verbo feito carne. Esse é o dogma mariano central da Igreja”, diz Donovan.

“Creio que esse é o dia perfeito, são João Paulo II escolheu fazer nesse dia, e creio que é um bom dia para que qualquer um faça sua consagração pessoal ou para que o papa Francisco faça esta consagração”, agregou.

 

7. É a primeira vez que se consagra a Rússia a Maria?

Não. O mundo inteiro, e, portanto, também a Rússia, foi consagrado a Maria.

Por exemplo, o papa Pio XII consagrou o mundo inteiro ao Imaculado Coração de Maria em 31 de outubro de 1942, e o papa São João Paulo II renovou essa consagração em 13 de maio de 1982, novamente em 25 de março de 1984 e mais uma vez em 8 de outubro de 2000.

Em outubro de 2013, o papa Francisco renovou a consagração ao mundo ao Imaculado Coração de Maria e dedicou seu pontificado à Nossa Senhora de Fátima.

 

8. Por que há tanta controvérsia sobre a consagração da Rússia?

Donovan não falou sobre as motivações das pessoas, considerou que algumas delas se baseiam em “tomar a sério a mensagem de Fátima”.

“Em sua generosidade, Deus aceitou e vemos os frutos nos cinco anos posteriores à consagração (da Rússia em 1984): a queda da União Soviética e a restauração da nação russa”.