O Arcebispo de Manila, Cardeal Luis Antonio Tagle, afirmou que os ataques terroristas em diversos países e nas Filipinas levem os fiéis a se perguntar “o que está acontecendo com a humanidade” e como é possível que seres humanos ataquem outros seres humanos.

O Cardeal fez este chamado durante a celebração de Pentecostes no Smart Arena Coliseum em Quezon City, no último dia 4 de junho.

Em sua homilia, o Purpurado disse que a tomada da cidade de Marawi por terroristas islâmicos no último dia 23 de maio e o ataque ao Resort World Manila no dia 1º de junho “nos levam a perguntar: o que está acontecendo com a humanidade?”.

Diante de 6 mil pessoas reunidas para celebrar Pentecostes, o Arcebispo assinalou que esses dois fatos ocorrem no contexto de ataques terroristas a nível mundial. “Perto de casa temos a infeliz situação de Marawi”, que causou um grande número de deslocados e refugiados, indicou o Purpurado.

Em Marawi também há um número não determinado de reféns dos terroristas do gripo islâmico Maute, entre os quais o Pe. Teresito “Chito” Suganob e alguns fiéis, sequestrados no dia 23 de maio na Catedral de Nossa Senhora Auxiliadora.

“Como pode ser possível que seres humanos ataquem outros seres humanos?”, questionou. O Arcebispo advertiu que fatos como esses “semeiam destruição, divisão, desconfiança e prejuízos” e são exemplo de como o mundo moderno “joga no lixo” seus valores.

Diante disso, Cardeal Tagle enfatizou a necessidade de “construir a comunhão, em um mundo que está construindo muitas barreiras e divisões”.

Em sua homilia, o Purpurado também convidou os fiéis a não esquecer que quem dá os dons é o Espírito Santo. “Apaixonamo-nos pelo dom do Espírito e nos esquecemos do Espírito Santo”, advertiu.

“Reconheça o seu dom, seja humilde também em reconhecer o que não recebeu, reconheça os dons dos demais, não ameacem com seus dons”, disse.

Confira também: