Há pouco mais de um ano, o time de futebol chileno Everton adotou como parte de sua rotina realizar uma liturgia antes de cada partida. Assim, Pe. Marcelo Catril mostrou aos jogadores e membros da equipe técnica o melhor dos guias, também no esporte: Jesus.

Tudo começou em junho de 2016, com a aquisição de 80% das ações do Everton por parte do Grupo Pachuca, investidores mexicanos que costumam instalar capelas em seus estádios, assim como imagens da Virgem Maria.

Pe.Catril celebra uma liturgia 90 minutos antes de cada partida. O sacerdote, que se define como fã do Everton, é vigário paroquial da Assunção de Maria, no monte Achupallas de Viña del Mar, um lugar conhecido pelo fanatismo por futebol dos moradores.

O sacerdote explicou ao Grupo ACI que conseguiu formar mais que um time: “Formamos comunidade e hoje posso dizer que Deus está em suas vidas”.

“É uma história muito linda. Por que não abençoá-los e rezar com eles se o mundo os segue, por que não estar ali, na primeira linha com eles? Eles também merecem estar com o maior dos treinadores, Jesus, que nos treina para a vida, é nosso preparador físico, técnico, espiritual, tudo”.

“Ele se preocupa com seus jogadores (fiéis), em um campo muito duro, como é o mundo, e assim nós também temos que nos prepararmos espiritualmente para a partida de nossas vidas, onde o êxito não está em fazer gols, mas em ser felizes”, refletiu o sacerdote.

Pe. Catril reveza com Pe. Rafael Osorio para celebrar as liturgias com os jogadores, treinadores e administradores. Todos estão convidados. Nelas, leem as Escrituras, rezam pelas intenções dos jogadores, suas famílias e também pelo time rival.

“Eu os escuto em sua dor, porque eles se privam de muitas coisas. Têm histórias de esforço, difíceis. Por exemplo, crescer em família não é fácil devido à solidão das esposas pelos longos períodos de treinamento ou, como a carreira de futebol é curta, começam a se perguntar o que vão fazer quando terminar a carreira e se houver frustração”.

“Digo-lhes que a sua vida é essa (o futebol), então é necessário dar o melhor de si, porque estão tornando realidade a sua vida de santidade nestas coisas. Destacam valores como o da perseverança, da disciplina, da fortaleza, da paz, da liberdade, de fazer bem as coisas e, se as fizerem bem, ganharão, é um tema de valorizar-se pessoalmente. Esse é o primeiro passo”, explicou.

Pe. Marcelo Catril, que também é capelão da Pastoral de Circos, manifestou que “devemos estar onde as pessoas estão” levando “afeto, colaboração e evangelização”. Ambos os trabalhos são um espetáculo “transversal para todo o público”.

Entre as atividades pastorais realizadas com a equipe “ouro e céu”, assim chamada devido às cores da sua insígnia, estão a bênção das casas, a celebração de batizados e matrimônios e o acompanhamento espiritual.

Atualmente, Everton está em um dos primeiros lugares do campeonato nacional de futebol.

Confira também: