O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sede, Pe. Federico Lombardi, informou esta tarde que o Papa Bento XVI receberá um grupo de jovens da Noruega participantes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Madrid 2011 no aeródromo de Quatro Ventos, para dar-lhes uma mensagem de ânimo logo depois dos atentados ocorridos no Oslo em julho deste ano.

Anders Behring Breivik perpetrou os atentados na capital da Noruega, produto do qual faleceram 70 pessoas. O Primeiro ministro desse país qualificou os fatos como uma "tragédia nacional".

Breivik foi apresentado por diversos meios anti-católicos como um "cristão fundamentalista" quando na verdade insulta o Papa e a pessoa que subiu na Internet seu livro de 1.500 páginas é um membro "ordenado" da chamada "igreja de Satã", legalmente reconhecida na Noruega.

Na conferência de imprensa deste sábado no Palácio de Congressos de Madrid, o Pe. Lombardi recordou que "a Noruega, como sabemos, viveu esta grande tragédia que golpeou o mundo inteiro na qual morreram quase todos jovens".

O encontro se dará no contexto da Vigília no aeródromo de Quatro Ventos onde os jovens passarão a noite em oração.

O Pe. Lombardi explicou que no encontro com os jovens noruegueses, o Papa fará presente sua atenção ante estes lamentáveis fatos de violência e lhes dará um "mensagem de ânimo e participação".