Fiel ao seu estilo austero, o Papa Francisco continuará utilizando sapatos pretos, por isso telefonou para o seu sapateiro em Buenos Aires (Argentina), Carlos Samaria (81 anos), que em sua sapataria ortopédica tradicional localizada na periferia da capital se encarrega há 40 anos de confeccionar o calçado do então Cardeal Bergoglio.

"Alô, Samaria? Sou Bergoglio", foi assim como começou a conversação Telefônica, e o sapateiro respondeu surpreso "Mas quem é?", e o Pontífice respondeu: "Samaria, sou Francisco, o Papa!".

Conforme informou o programa brasileiro da Rádio Vaticano, durante a conversação o Santo Padre ressaltou "nada de sapatos vermelhos, pretos como sempre".

Samaria descreveu que os sapatos que do Papa são de "um corte simples, são de couro de vitelo preto, com a parte superior lisa e sem decorações. Se pegas o sapato do Papa parece uma galocha, sem adorno, só tem os cordões".

"Ele não quer sapatos novos, quer sempre que eu conserte os velhos, mas agora estou preparando para ele um par simples, simples, que levarei a ele quando puder encontra-lo, talvez em maio", assinalou Samaria.