Ao presidir as primeiras Vésperas do I Domingo de Advento, com as que começou o novo ano litúrgico, o Papa Bento XVI elevou suas orações para que cada um possa fazer deste tempo "um caminho de autêntica santificação".

Na homilia, o Santo Padre meditou sobre a passagem da primeira carta de São Paulo aos Tessalonicenses (5, 23-24) e explicou que o desejo manifestado pelo apóstolo é que "cada um seja santificado por Deus e se mantenha sem mancha em toda sua pessoa -espírito, alma e corpo- até a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo".

"O auspício expresso pelo apóstolo, contém uma verdade fundamental, que trata de inculcar nos fiéis da comunidade que ele fundou, e que podemos resumir assim: Deus nos chama à comunhão com Ele, que se realizará plenamente com o retorno de Cristo, e se compromete a que cheguemos preparados a este encontro final e decisivo", indicou.

Do mesmo modo, destacou que "o futuro está, por assim dizer, contido no presente ou, melhor dizendo, na presença do próprio Deus, de seu amor inquebrável, que não nos deixa sozinhos, que não nos abandona nem sequer um instante, como um pai e uma mãe não deixam nunca de acompanhar os próprios filhos em seu caminho de crescimento".

"Frente a Cristo que vem -assegurou-, o homem se sente interpelado em todo seu ser. A santificação é dom de Deus e iniciativa dela, mas o ser humano está chamado a responder com todo seu ser, sem excluir nada".

O Santo Padre afirmou que "assim como o centro da história da humanidade o constitui o primeiro advento de Cristo e o final, seu retorno glorioso, deste modo cada existência pessoal está chamada a confrontar-se com ele -de maneira misteriosa e multiforme- durante a peregrinação terrena, para encontrar-se ‘nele no momento de sua volta", assinalou.