O Papa Bento XVI enviou um sentido telegrama de pêsames pelas vítimas que o furacão “Katrina” deixou a seu passo pelas costas dos estados norte-americanos de Flórida, Louisiana e Alabama.

O telegrama, enviado pelo Cardeal Angelo Sodano, Secretário de estado, destaca que “Sua Santidade assegura suas orações a todos os afetados, encomendando a Deus a todos os defuntos e a todas as famílias aflitas pela dor”.

O Papa invoca bênçãos especiais “por todas aquelas pessoas envolvidasem fazer chegar ajuda às vítimas deste desastre”, lhes animando para que “perseverem nos seus esforços por levar ajuda e apoio aos afetados”.

No que se considerou como um dos piores desastres naturais na história dos Estados Unidos, Katrina deixou  mais de 70 pessoas mortas e um custo de reconstrução de 25 mil  milhões de dólares; embora o número de vítimas como de custos poderia subir; especialmente nas cidades de Nova Orleans e Biloxi, no estado de Louisiana.

Dom William S. Skylstad, Presidente da Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB), fez um chamado às 195 dioceses católicas norte-americanas a contribuir de maneira especial com as Caridades Católicas para levar ajuda urgente às dezenas de milhares de danificados.