O Papa Francisco convocou neste dia 10 de setembro na Sala Bolonha do Palácio Apostólico uma reunião privada com todos os chefes de dicastério da Cúria Romana junto com o Presidente do Governatorato do Estado Vaticano, Cardeal Giusseppe Betello, e o Vigário Geral da diocese de Roma, Cardeal Agostino Vallini.

Conforme informou o diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, com esta reunião "o Papa deseja escutar as considerações e os conselhos dos mais altos cargos na Santa Sé e de seus principais colaboradores".

As conversações tiveram caráter consultor e nelas o Santo Padre escutou uma pequena intervenção individual de parte dos chefes de dicastério. O Secretário do Colégio Cardenalício, o Arcebispo Lorenzo Baldisseri, atuou como moderador, e o encontro durou aproximadamente três horas.

A iniciativa "se insere naturalmente no contexto da implementação das sugestões apresentadas pelos Cardeais durante as Congregações de preparação para o Conclave e na reflexão do Santo Padre sobre o governo da Igreja, que terá logo outro momento importante com a reunião do grupo de oito cardeais no início de outubro", acrescentou o Pe. Lombardi.

O porta-voz do Vaticano insistiu em que as conversações "não constavam de um tema de operação em particular ou específico", e disse também que "o Santo Padre estabeleceu esta relação pessoal direta e intensa com todos os chefes de dicastério e quer consultá-los. Isto faz parte de sua linha operatória".

Por outro lado, o Pe. Lombardi destacou aos jornalistas que estas reuniões "não têm como objetivo" uma revisão da Constituição Apostólica Pastor Bonus, sobre a qual, o Papa Francisco expressou em meados de abril seus desejos de executar uma revisão referida à Cúria Vaticano.

Ao longo de seu Pontificado o Papa Francisco encontrou-se pessoalmente com todos os chefes de dicastério e manteve amplas conversações com alguns deles. A poucos dias de que se cumpra seu sexto mês como sucessor na Sé de Pedro, esta é a primeira vez que convoca todas as autoridades vaticanas em uma mesma reunião.