É oficial. A missa que celebrou o Papa Francisco no Parque Rizal este domingo na Manila (Filipinas) congregou entre 6 e 7 milhões de pessoas, convertendo-se assim no evento mais multitudinário já presidido por um Pontífice.

A informação sobre o novo recorde foi divulgada pelo Diretor da Sala Stampa do Vaticano, Pe. Federico Lombardi, em coletiva de imprensa logo depois da multitudinária Eucaristia deste domingo.

O sacerdote jesuíta disse que “a cifra oficial (de assistentes à Missa) que nos deram está entre 6 e 7 milhões”.

Não só o Parque Rizal estava cheio de gente, mas também várias das ruas vizinhas, onde os milhões de filipinos pugnavam por poder ver, ainda que de longe, o Pontífice na capital Manila.

O Pe. Lombardi disse ainda que com esta quantidade de fiéis presentes à Missa, “este é maior evento da história dos Papas”.

O recorde anterior também estava nas Filipinas, com um aproximado de entre 4 e 5 milhões de pessoas que estiveram junto a São João Paulo II na Missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude em Manila em 1995.

Na Eucaristia, que se desenvolveu sob uma intensa chuva, a qual não desanimou os presentes, o Santo Padre animou os filipinos a não deixar-se convencer pelo demônio, o “pai da mentira” e a ser como crianças, para cumprir com a especial vocação de serem os evangelizadores da Ásia.