O Papa Francisco recebeu nesta manhã em audiência no Vaticano o Presidente da Bolívia, Evo Morales, com quem dialogou sobre a decisiva contribuição da Igreja nesse país, a luta contra a pobreza e os esforços para alcançar a paz na Síria e no Oriente Médio.

O Pontífice obsequiou ao Presidente boliviano a medalha de seu Pontificado. Por sua parte o mandatário entregou ao Pontífice o livro de fotografias: "Memória gráfica, reintegração marítima da Bolívia".

Ao encontrar-se o presidente Morales disse ao Papa "para mim você é o irmão Francisco", e o Papa respondeu "assim deve ser, assim deve ser".

O encontro teve 30 minutos de duração, e durante o curso das conversações, que se desenvolveram em um clima de cordialidade, conversaram sobre a situação socioeconômica e religiosa na Bolívia, assim como sobre a luta contra as desigualdades sociais e a pobreza entre outros temas.

Depois, fez-se referência à decisiva contribuição da Igreja Católica na Bolívia dentro do âmbito da educação, da saúde, do apoio às famílias, e da assistência às crianças e idosos.

Em vistas a conseguir uma cultura do encontro, ambos concordaram sobre a importância de ter boas relações entre a comunidade eclesial e o Estado, sobretudo em temas de interesse comum ao serviço de toda a nação.

O Papa presenteou o mandatário com o Documento de Aparecida, um texto que recolhe as conclusões da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe de 2007, que contou com a participação do Bispo Emérito de Roma, Bento XVI.

O presidente do comitê de redação deste texto foi o então Cardeal Jorge Mario Bergoglio, agora Papa Francisco, que em sua recente viagem ao Brasil visitou o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.

Em julho o Santo Padre anunciou que voltará lá em 2017, para a comemoração dos 300 anos da aparição desta imagem mariana e para os 10 anos da Conferência Geral dos Bispos.

Para o encontro desta manhã, Evo Morales chegou acompanhado pelo Ministro das Relações Exteriores, David Choquehuanca Céspedes; o Ministro da Defesa, Rubén Saavedra; o Embaixador da Bolívia ante a Santa Sé, Carlos de la Riva; e pela Embaixatriz da Espanha ante a Bolívia, Carmen Almendras.

Antes de despedir-se, o Papa lhe disse "saúda os amigos" e ambos os mandatários se deram um abraço. Posteriormente o Presidente Morales encontrou-se com o Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, e o Secretário para as Relações com os Estados no Vaticano, Dominique Mamberti.

"Estou contente, estou contente", disse Evo Morales ao despedir-se. O Presidente da Bolívia não permaneceu muito tempo em Roma, e depois de sua visita ao Vaticano se dirigiu diretamente ao aeroporto.