O Papa Francisco chegou a Sofía, capital da Bulgária, para começar sua 29º viagem apostólica internacional na Bulgaria e Macedônia do Norte até o 7 de maio.
 
O avião que transportou o Papa aterrissou no aeroporto internacional da Sofia às 9:55 a.m. (hora local) onde ocorreu a recepção de boas vindas.
 
À sua chegada, o Núncio Apostólico na Bulgária, Dom Anselmo Guido Pecorari, subiu ao avião para saudar o Papa.
 
Ao descer da aeronave, o Pontífice foi recebido pelo Primeiro-ministro, Boiko Borísov, e por quatro crianças vestindo com trajes tradicionais que presentearam flores ao Pontífice.
 
Logo, o Primeiro-ministro acompanhou o Santo Padre ao salão governamental do aeroporto aonde agradeceu por ter “cumprido sua palavra e visitar Bulgaria”.
 
“Todos rezamos pela paz porque sabemos que a guerra é algo muito ruim”, respondeu o Papa. Posteriormente, tiveram um breve encontro privado.
 
Ao finalizar, o Papa Francisco se transladará em carro até o Palácio Presidencial onde se realiza a cerimônia oficial de boas vindas e depois realizará a visita de cortesia ao Presidente da Bulgaria, Rumen Radev.
 
Depois, o Papa terá o tradicional encontro com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático na Praça Atanas Buroy. Ali pronunciará seu primeiro discurso. Logo visitará patriarca e ao Santo Sínodo no Palácio do Santo Sínodo para dirigir uma saudação às autoridades religiososas.
 
Ao terminar, o Pontífice irá à Catedral Patriarcal de São Alexander Nevsky para uma oração privada ante o trono dos santos Cirilo e Metodio, os grandes evangelizadores da Europa.
 
Ao meio dia o Papa rezará o Regina Coeli na Praça São Alexexander Nevsky com os fiéis e pela tarde presidirá a Missa no Plaza Príncipe Alexander I.
 

Mais em

Trata-se da segunda ocasião que a Bulgária recebe a visita de um Pontífice, após a viagem de São João Paulo em maio de 2002.
 
Confira: