Fontes da Igreja em Cuba revelaram nesta semana que o Papa Bento XVI, em uma mensagem enviada através do Cardeal Angelo Sodano, Secretário de estado, exortou a Igreja em Cuba a impulsionar "uma incansável ação missionária".

A mensagem, enviada na semana passada à Assembléia Nacional de Missões celebrada em Havana e dada a conhecer pela agência espanhola EFE, foi lida pelo Núncio Apostólico em Cuba, o Arcebispo Luigi Bonazzi, aos delegados das onze diocese cubanas.

O Papa Bento convidou os participantes do encontro a que "sejam um novo impulso a incansável ação missionária" frente "aos desafios da sociedade atual, dando graças a Deus pelo passado e presente da vida dessa amada Igreja em Cuba".

O Papa recordou que o "trabalho evangelizador da Igreja é uma responsabilidade de todos seus membros" e exortou a "avivar a espiritualidade e a vocação missionária em quem já está entregues a esta tarefa, para que sejam uma chama que impregne de ardor missionário seu próprio ambiente".

A entrevista reuniu, além da maioria do episcopado cubano, 141 delegados, entre eles 6 sacerdotes, 14 religiosos, 11 diáconos permanentes, 110 leigos missionários e 23 seminaristas.