Ao receber Vlado Buchovski, primeiro-ministro da antiga república iugoslava da Macedônia, o Papa Bento XVI recalcou o papel dos Santos Cirilo e Metódio na constituição da identidade européia.

Buchovski visita o Vaticano com ocasião da festa dos Santos Cirilo e Metódio, apóstolos dos eslavos, que se celebra no Oriente no dia 11 de maio e no Ocidente em 14 de fevereiro.

O Pontífice destacou que os irmãos Cirilo e Metódio, como apóstolos dos eslavos, contribuíram significativamente para a formação da Macedônia, já que "sua atividade humana e cristã deixou rastros indeléveis na história de seu país. A peregrinação à tumba de São Cirilo que todos os anos realizam é uma boa oportunidade para retornar às raízes de sua história".

"Estou convencido –acrescentou o Santo Padre- de que o modo de dar vida a uma sociedade verdadeiramente atenta ao bem comum é procurar no Evangelho as raízes dos valores compartilhados, como demonstra a experiência dos Santos Cirilo e Metódio".

Este, acrescentou Bento XVI, "é o desejo fervoroso da Igreja Católica cujo interesse não é outro que o de difundir e dar testemunho das palavras de esperança e amor de Jesus Cristo, palavras de vida que ao longo dos séculos inspiraram aos mártires e confessores da fé".

"Espero sinceramente que sua peregrinação contribua a que esses altos ideais humanos e cristãos sigam vibrando em sua nação. Rezo também para que a Macedônia se abra com confiança a Europa, contribuindo assim significativamente a construir seu futuro, inspirado por seu incalculável patrimônio religioso e cultural", concluiu o Papa.