Na catequese desta quarta-feira, o Papa Bento XVI destacou a importância da família para a edificação da sociedade e seu bem-estar e exortou a todos os cristãos a confiar em Deus como aquele que concede todos os bens e nos sustenta no crescimento.

Ao comentar o salmo 126, o Santo Padre ressaltou o fato que “uma sociedade sólida nasce, certamente, do compromisso de todos seus membros, mas tem necessidade da bênção e do suporte daquele Deus que, infelizmente, é freqüentemente excluído e ignorado”.

“Sem o Senhor –continuou dizendo– se busca inutilmente construir uma casa estável, edificar uma cidade segura, fazer frutificar a própria fadiga. Pelo contrário, com o Senhor  se tem prosperidade e fecundidade, uma família rica de filhos e serena, uma cidade bem provista e defendida, livre de pesadelos e inseguranças”.

Do mesmo modo, o Papa pediu recordar que “todo trabalho é inútil, se Deus não estiver do lado de quem se fadiga”. “O salmista –sublinhou– afirma que Deus premia inclusive o sonho de seus amigos. O salmista quer deste modo exaltar o primado da graça divina, que imprime consistência e valor à ação humana, embora marcado pelo limite e a expiração. No abandono sereno e fiel de nossa liberdade ao Senhor, também nossas obras se tornam sólidas, capazes de um fruto permanente”.

Comentando a segunda parte do salmo em que se destacou o valor da família, o Papa Bento XVI recordou que “o Senhor oferece o dom dos filhos, vistos como uma bênção e uma graça, símbolo da vida que continua e da história da salvação. A imagem, desvalorizada pela cultura de nosso tempo, tem o fim de celebrar a segurança, a estabilidade, a força de uma família numerosa”.

Ao fazer referência a triste situação atual em muitos países de uma ausência de filhos, o Papa recordou que “a geração é um dom portador de vida e de bem-estar para a sociedade. Somos cientes disso pelo fato que em nossos dias existem nações privadas de energia e do futuro encarnado pelos filhos por causa da queda demográfica”.

O Papa celebrou a audiência diante de mais de onze mil paroquianos, depois de chegar esta manhã ao Vaticano desde sua residência de verão de Castel Gandolfo. Antes da audiência, Bento XVI deu uma volta ao lugar no "papamóvel" para cumprimentar os assistentes.

Terminada a catequese, o Santo Padre leu um resumo da mesma em diversos idiomas, saudou os milhares de peregrinos presentes na Praça de São Pedro e ministrou finalmente a bênção apostólica.