O Papa Francisco enviou ontem uma mensagem ao Bispo da diocese italiana de Savona-Noli, Dom Vittorio Lupi, por ocasião da celebração do Bicentenário da Coroação de Nossa Senhora da Misericórdia, recordado neste 10 de maio, na qual confia a esta devoção mariana os frutos do próximo Ano Jubilar da Misericórdia.

O Santo Padre assinalou em sua mensagem: “Desejo unir-me à devoção do povo de Deus da diocese de Savona-Noli para homenagear Nossa Senhora da Misericórdia, pedindo de maneira especial sua proteção maternal pelo Jubileu Extraordinário da Misericórdia anunciado recentemente”.

“Seguindo espiritualmente o exemplo do meu antecessor Bento XVI, me dirijo ao Santuário construído há menos de cinco anos, onde aconteceu a aparição da Virgem Maria ao agricultor Antonio Botta, pedindo-lhe penitência e conversão e despediu-se com as palavras: ‘Misericórdia, não justiça’; exortação mais atual do que nunca para nosso tempo, que é de maneira particular tempo de misericórdia”, escreveu o Pontífice.

O Papa Francisco recordou: “A resposta unânime do povo ao pedido da Virgem provocou “uma verdadeira ‘cascata’ de graças do céu e deu origem a numerosas obras sociais e de caridade que testemunharam que a misericórdia espiritual e a corporal são inseparáveis”.

E no dia 24 do mesmo mês, Pio VII instituiu a festa de Maria Santíssima “Auxílio dos cristãos”. Efetivamente, a Mãe da Misericórdia está sempre próxima e socorre todos seus filhos que estão em perigo e que atualmente são discriminados e perseguidos”.

O Papa finalizou sua mensagem: “Desejo que enquanto nos aproximamos do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, em toda a Igreja se aprofunde e se difunda a confiança à Mãe da Misericórdia, que naquela terra deu um sinal perpétuo da sua ternura e proximidade ao povo de Deus peregrino no mundo”.