Em um discurso escrito dirigido à Princesa Khétévane Bagration de Moukhrani, nova embaixatriz da Georgia ante a Santa Sede, o Papa Joao Paulo II fez um chamado aos fiéis de diversas denominações a unir forças para construir uma sociedade apoiada nos valores.

A nova embaixatriz apresentou esta manhã suas cartas créditos ao Cardeal Angelo Sodano, Secretário de estado, quem leu o discurso de boas-vindas do Papa.

“Sinto muito -diz o texto do Pontífice- que devido a minha convalescença não possa recebê-la pessoalmente para expressar meus melhores desejos no momento de iniciar sua missão”.

O Santo Padre recorda sua visita pastoral a Georgia em 1999 e o “rico patrimônio cristão” dessa nação. “Estou convencido firmemente de que os valores espirituais e culturais, presentes na tradição do povo georgiano, não deixarão de desempenhar um papel importante na promoção de um novo florescimento de civilização sobre as raízes do passado cristão da Georgia e favorecerão a consolidação de uma sociedade digna de sua nobre nação”.

O Papa exorta a “desenvolver um modelo sólido de unidade na diversidade, ancorado firmemente na experiência histórica que é própria do país, mas aberto ao mesmo tempo ao enriquecimento que brota do diálogo e da cooperação com outros”.

“A Igreja Católica na Georgia –destaca  Joao Paulo II- está desejosa de oferecer a própria contribuição ao renascimento espiritual da nação e ao progresso do bem comum, não só cumprindo sua missão religiosa específica, e sim através de seu compromisso nas obras de caridade e na promoção de intercâmbios culturais e oportunidades educativas em favor dos jovens, que são o futuro da Georgia”.

“Hoje, mais que nunca, os fiéis estão chamados a unir suas forças para sentar as bases sólidas de uma autêntica renovação social, contribuindo à formação das consciências nos caminhos da paz e o respeito pela dignidade inviolável e os direitos de todas as pessoas”, conclui a mensagem do Papa.