Ao concluir a oração mariana do ângelus neste Domingo do Ramos, o Papa Bento XVI dedicou uma saudação especial ao Arcebispo de Madri (Espanha), Cardeal Antonio María Rouco Varela, e ao Arcebispo de Rio do Janeiro (Brasil), Dom Orani João Tempesta, que se encontra em Roma para colaborar nos preparativos da próxima Jornada Mundial da Juventude Rio 2013.

Desde a Praça de São Pedro repleta de milhares de fiéis, e com ocasião da Jornada diocesana Mundial da Juventude, o Santo Padre saudou em língua espanhola os peregrinos “que participam da liturgia do Domingo do Ramos e na Jornada Mundial da Juventude deste ano –sob o título ‘Alegrai-vos sempre no Senhor’. Em particular, aos jovens madrilenhos acompanhados por seu Pastor, o Cardeal Antonio María Rouco Varela”.

“No começo da Semana Santa convido a todos a que participem com fé e devoção na celebração anual dos mistérios da Paixão e Ressurreição de Jesus Cristo e experimentem a grandeza de seu amor, que nos liberta do pecado e da morte, e nos abre as portas à autêntica alegria. Feliz domingo. Feliz Semana Santa”, acrescentou.

Em português saudou o Arcebispo Tempesta e os demais organizadores da próxima JMJ Rio 2013 e pediu que “nos trabalhos preparativos”, procurem “viver segundo o convite que nos fez: ‘alegrai-vos sempre no Senhor’. Deste modo, o espírito alegre e acolhedor, inato nos brasileiros, será elevado pelo gozo que nasce de Cristo, nosso Único Redentor”.

“Deste modo, o espírito alegre e acolhedor, conatural aos brasileiros, será sublimado pela alegria que nasce da união com Cristo, o Único Redentor. Assim, podereis de braços abertos – como a Estátua do Cristo que domina a paisagem carioca - receber os jovens que virão de todos os cantos do mundo para a vossa cidade. A todos desejo uma feliz e santa Páscoa!””.

Durante a Missa de Domingo do Ramos, o Santo Padre explicou que este dia deve servir aos jovens como decisão “de acolher o Senhor e de segui-lo até o final, a decisão de fazer de sua Páscoa de morte e ressurreição o sentido mesmo de sua vida de cristãos”.

Bento XVI recebeu neste domingo uma miniatura da estátua do Cristo Redentor das mãos do governador do Rio de Janeiro Sergio Cabral. A réplica foi entregue, após a Missa de Ramos celebrada na Praça de São Pedroque disse ao Papa que o presente é “uma demonstração de que o povo do Rio de Janeiro está ansioso para recebê-lo em 2013”.

Depois da visita de 2007 a São Paulo e Aparecida, Bento XVI irá ao estado do Rio pela primeira vez entre os dias 23 a 28 de julho do ano que vem.

Além da miniatura, uma cópia da estátua do Redentor, medindo 3,8 metros de altura, foi posicionada dentro do Vaticano, em um local do caminho que o Papa percorre em direção à Sala Paulo VI, onde concede as audiências-gerais.